Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Recadastramento biométrico do TRE começa dia 13 de maio no município de Utinga

Cidadão que não fizer o cadastramento da biometria terá o título de eleitor cancelado | FOTO: Divulgação |

Os eleitores do município de Utinga, localizada na Chapada Diamantina, têm que ficar atentos com o início do recadastramento biométrico feito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O processo começa a partir de 13 de maio, uma segunda-feira. Além de Utinga, Bonito e Wagner também farão o recadastramento obrigatório. Inclusive, cidadão que não fizer o cadastramento da biometria terá o título de eleitor cancelado. O agendamento do atendimento poderá ser realizado a partir da próxima segunda-feira (6), por meio do site do TRE-BA neste link de agendamento.

A orientação do presidente do órgão, desembargador Jatahy Júnior, é a de que a população busque – o quanto antes – realizar o recadastramento e evite deixar para procurar pelo serviço de última hora. “Esta será uma grande fase da biometria, com número recorde de municípios em fase obrigatória e estamos fazendo o máximo possível para garantir conforto ao cidadão. Serão, a partir do dia 6 de maio, disponibilizadas vagas em todos os postos de atendimento e a nossa recomendação é a de que o eleitor faça a sua parte e se organize para comparecer o mais breve possível”, ressaltou.

Confira aqui quais documentos são necessários para fazer a biometria.

Prejuízos
Em caso de cancelamento, o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. A quitação é exigida, por exemplo, para obter passaporte ou carteira de identidade; adquirir empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais.

A certidão de quitação eleitoral é exigida ainda nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Também não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e etc. Jornal da Chapada com informações de assessorias.

Leia também

Chapada: Eleitores de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia são convocados pelo TRE para recadastramento biométrico

Chapada: TRE convoca eleitores de Andaraí, Itaeté, Mucugê e Nova Redenção para recadastrar biometria

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas