Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ufba tem 82 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado bloqueadas

capa
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, Olival Freire afirmou que o congelamento prejudica 72 alunos que participariam de bolsas de mestrado e doutorado e 10 de pós-doutorado | FOTO: Divulgação |

Oitenta e duas bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram bloqueadas pelo Governo Federal. As vagas foram retiradas do sistema da Capes, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Elas seriam destinadas a novos alunos aprovados nesses programas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, Olival Freire afirmou que o congelamento prejudica 72 alunos que participariam de bolsas de mestrado e doutorado e 10 de pós-doutorado. Freire informou que a medida pode “trucidar” a carreira de futuros pesquisadores e abala a expectativa dos grupos de pesquisa.

O congelamento das bolsas afetou instituições públicas federais em todo o país. A assessoria do Capes informou ao G1 que o bloqueio das bolsas se deu neste mês de maio e que o sistema para geração de folhas de pagamento “permaneceu fechado para ajuste da concessão de bolsas” neste mês. Isso que, na prática, significa o “recolhimento de bolsas que estavam à disposição das Instituições”.

Olival Freire, disse que a gravidade dos cancelamentos vai além da quantidade das bolsas atingidas, mas afeta o planejamento de equipes formadas para pesquisas aprovadas e programas que estavam em fase de seleção. Segundo o pró-reitor, alunos que moram em outros estados e vieram para a Ufba após serem contemplados nas seleções disseram que devem voltar para as cidades que moram, pois contavam com as bolsas para se manter no estado. Jornal da Chapada com informações do site G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas