Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Pouso de avião do cantor Amado Batista em Jequié será investigado pela Anac

O avião aterrissou em um aeródromo que estava fechado e com as luzes da pista apagadas | FOTO: Montagem do JC |

Após um pouso forçado na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, a aeronave do cantor Amado Batista e seu piloto passarão por um processo de investigação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O fato ocorreu com a equipe do cantor no início da noite de domingo (12). O avião aterrissou em um aeródromo que estava fechado e com as luzes da pista apagadas. Conforme a Anac, após o resultado do processo administrativo, o piloto do avião pode sofrer uma punição, que vai de multa à cassação da licença de voo. Não há prazo para a conclusão do processo administrativo.

A Anac informou que o aeródromo de Jequié é homologado pela agência e está aberto ao tráfego. Entretanto, de acordo com o registro, o terminal está apto a operar apenas durante o dia, e pode ser utilizado à noite apenas em caso de pouso de emergência. De acordo com informações da prefeitura de Jequié, duas aeronaves de equipes de Amado estavam programadas para pousar no o Aeroporto Vicente Grillo. Uma delas chegou ao local no horário programado, às 15h. A outra, um bimotor com capacidade para nove pessoas, na qual estava o cantor, deveria aterrissar às 17h.

No entanto, o avião só apareceu no entorno do aeródromo por volta das 17h40, 10 minutos após o horário do fechamento do do terminal. Não houve feridos. O aeródromo fica em uma região próxima de muitas residências. A movimentação da aeronave assustou moradores, que invadiram a pista de voo para ver o que tinha acontecido. Um homem responsável por abrir e fechar os portões do aeródromo, que não quis se identificar, informou que um dos produtores do cantor Amado Batista chegou ao local às 17h30 e disse que o avião estava à caminho.

Conforme o rapaz, a aeronave chegou a dar entre três e quatro voltas no ar e fez o pouso às 17h50, após carros serem levados para o terminal e acionarem os faróis para iluminar a pista e auxiliar no pouso. Ainda conforme a assessoria da prefeitura, o piloto relatou que saiu atrasado de Sergipe e, por isso, chegou na cidade após o horário previsto. O artista se apresentou em um clube de Jequié, na noite de domingo. Nas redes sociais, Amado Batista postou vídeos e fotos do show, mas não comentou nada sobre o ocorrido com o avião. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas