O projeto ‘O Lixo Nosso de Cada Dia’ foi lançado esta semana pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. A ideia é promover a participação cidadã ativa na sociedade, buscando abranger todas as formas de participação, política, social, cultural, ou econômica, assim como a combinação entre elas. Além de compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e seus benefícios para nossa sociedade, o projeto quer discutir uma situação que afeta toda a comunidade escolar.
Dessa forma, professores, coordenadores, alunos e familiares participam em coletividade e se tornam defensores do meio ambiente. Segundo as informações, o projeto já começou a ser implantado nas unidades escolares da Rede Municipal até o dia 7 de agosto deste ano e tem como tema ‘Morro do Chapéu 2030’.
Na prática, toda a equipe escolar envolvida deverá identificar locais na comunidade que o lixo é descartado de maneira irresponsável; criar mecanismos para que os alunos possam colaborar com o depósito do lixo e também entender e ajudar na organização do lixo escolar. “A partir de todas essas ações incorporadas, o projeto terá maior consolidação”, afirma Taise Barreto, secretária de educação.
Jornal da Chapada