Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: George Bush é surpreendido com visita inesperada do presidente Bolsonaro

“Ao contrário de algumas reportagens, o presidente Bush não esteve envolvido nos arranjos da viagem e não estendeu o convite para [Bolsonaro] vir a Dallas”, afirmou o assessor de Bush | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente George W. Bushfoi pego de surpresa pelo anúncio da visita de Jair Bolsonaro, marcada na agenda oficial de sua viagem a Dallas para as 15h (17h, em Brasília) desta quarta-feira. Segundo o assessor de imprensa de Bush, Freddy Ford, Bush não fora consultado previamente nem convidara o brasileiro para um encontro na cidade texana. “Ao contrário de algumas reportagens, o presidente Bush não esteve envolvido nos arranjos da viagem e não estendeu o convite para [Bolsonaro] vir a Dallas”, afirmou Ford, em resposta a questionamentos de revista Veja.

“Mas claro que ele concordou em se encontrar com o presidente Bolsonaro em seu escritório quando soube de sua visita à cidade – uma cortesia que ele regularmente estende aos dignatários estrangeiros quando estão nesta região”, completou. Viagens internacionais do Presidente da República brasileiro costumam ser preparadas com extremo cuidado pelo Itamaraty e o Palácio do Planalto, não apenas no aspecto da segurança como também da negociação das visitas de interesse do líder. Em geral, há consultas prévias e discussão de possíveis datas, horários e locais, assim como dos temas a serem tocados na conversa. Posteriormente, há confirmação dessa agenda.

A resposta de Ford indica que esses passos não foram tomados pelo governo brasileiro com o tempo devido e que Bush acabou aceitando um pedido enviado às pressas para não constranger o visitante. Pouco antes da chegada de Bolsonaro, as assessorias de imprensa do Palácio do Planalto e do Itamaraty não tinham a confirmação do encontro, que surgiu depois de ter ingressado no hotel de Dallas onde estará hospedado até esta quinta-feira (16). A imprensa não terá acesso à reunião de Bolsonaro com Bush, que tem se posicionado contra o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem o líder brasileiro visitou na Casa Branca em 19 de março passado e devota clara admiração.

Não há expectativas de divulgação de fotos e relatos sobre o encontro. O assessor de George W. Bush não respondeu se o ex-presidente se disporia a uma conversa, depois da reunião. VEJA também perguntou ao assessor se Bush poderia comentar sobre a guinada na diplomacia brasileira, desde a posse de Bolsonaro, conhecido internacionalmente como o “Trump brasileiro”, e sobre as preocupações da comunidade LGBTQ de Dallas, que organiza protesto contra a presença o presidente sul-americano.

O republicano George W. Bush manteve, em seu período como presidente dos Estados Unidos, uma amizade antes considerada improvável com o então líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de sua retórica contrastante com a do petista e dos interesses nem sempre convergentes dos dois países, ambos os líderes se reuniram várias vezes – uma delas, em um churrasco na Granja do Torto, em Brasília em 2005, logo depois de o Brasil, a Argentina e a Venezuela terem enterrado as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em Mar del Plata. As informações são do site da revista Veja.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas