Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Programação dos Jogos Estudantis da Rede Pública movimenta cena esportiva em Seabra esta semana

Na área do núcleo de Seabra (NTE 03), as competições serão na quinta e na sexta-feira (23 a 24), envolvendo estudantes de Seabra, Barra de Estiva, Andaraí, Mucugê, Nova Redenção e Iramaia | FOTO: Montagem do JC/SEC |

Uma intensa programação dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) será desenvolvida durante toda esta semana na etapa municipal da competição. Estão previstos jogos em várias modalidades, como vôlei, basquete, futsal e handebol nas áreas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Barreiras (NTE 11); Seabra (NTE 3), Teixeira de Freitas (NTE 7) Alagoinhas (NTE 18), Jequié (NTE 22) e Santa Maria da Vitória (NTE 23). Neste ano, estão sendo comemorados os 10 anos do JERP e além das modalidades tradicionais, os jogos envolvem modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem, necessariamente, ter uma expressão competitiva.

Em Barreiras, a etapa municipal começou nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 29 de maio, com estudantes das cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia. Ao todo são 34 escolas participantes, dos 14 municípios que fazem parte deste núcleo. Em Alagoinhas, as competições serão realizadas nesta segunda, com estudantes de Aramari, Oriçangas, Pedrão, Esplanada, Cardeal da Silva e Entre Rios. Já em Jequié (NTE 22), os jogos serão de terça (21) a sábado (25) e na área do núcleo de Seabra (NTE 03), as competições serão na quinta e na sexta-feira (23 a 24), envolvendo estudantes de Seabra, Barra de Estiva, Andaraí, Mucugê, Nova Redenção e Iramaia. Na sexta-feira estão programados os jogos na área do NTE de Teixeira de Freitas e do núcleo de Santana Maria da Vitória.

Na semana passada, o JERP promoveu uma grande integração com os estudantes da área do NTE de Valença (NTE 6), reunindo mais de 500 estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal, no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins. Foram disputadas as modalidades de hadebol, basquete, futsal, baleado e xadrez. No distrito de Olivença, pertencente ao município de Ilhéus (a 446Km de Salvador), no Sul do Estado, foram realizados os Jogos Indígenas Estudantis dos Tupinambá. As competições aconteceram de quinta a domingo (16 a 19), na Aldeia Mãe Olivença, com estudantes de seis escolas indígenas das regiões Sul e Sudeste do Estado, área do NTE de Itabuna. Entre as modalidades disputadas estavam arco e flecha, cabo de guerra, arremesso de tacape, luta corporal, luta com maracá, puxada do mastro, zarabatana e corrida rústica.

Sobre o JERP
Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica. O projeto organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Os jogos acontecem por etapas. A etapa escolar foi a primeira a ser realizada e depois da etapa municipal, também serão promovidas as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional. As informações são da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas