CidadesCuriosidadesEsportesMenu Principal

Chapada: Estudantes participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública no município de Seabra

Em cada localidade são promovidas competições de diferentes modalidades tradicionais | FOTO: Divulgação/SEC |

A etapa municipal dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) está sendo realizada em várias cidades do interior do Estado, durante esta semana. As competições das diferentes modalidades envolvem estudantes de escolas estaduais, municipais e federais localizadas nas áreas de diferentes Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Os jogos visam estimular a cultura corporal e do esporte escolar na Educação Básica. Estão disputando os jogos estudantes de unidades escolares pertencentes aos NTEs de Seabra (NTE 3), Macaúbas (12), Bom Jesus da Lapa (NTE 2) Valença (NTE 6), Barreiras (NTE 11), Alagoinhas (NTE 18), Jequié (NTE 22), Santa Maria da Vitória (NTE 23) e Senhor do Bonfim (NTE 25).

Em cada localidade são promovidas competições de diferentes modalidades tradicionais, como basquetebol, futsal, handebol, voleibol e baleado, e, também, de modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem, necessariamente, ter uma expressão competitiva. Nesta terça-feira (28), em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a competição aconteceu entre os times de Abaíra, Boninal, Jussiape (Caraguatai) e Rio de Contas, no Ginásio Municipal de Rio de Contas.

Em Botupã e Caturama – municípios ligados ao NTE 12 (Macaúbas) –, os jogos também foram realizados nesta terça e na sexta-feira (31) serão realizados em Érico Cardoso e Paramirim. A disputa entre os times de Boquira e Macaúbas se deu na segunda (27) e, na última sexta (24), foi a vez dos estudantes de Rio do Pires e de Ibipitanga. Os estudantes do NTE 2 (Bom Jesus da Lapa) disputam, nesta quarta-feira (29), a Etapa Escolar do Colégio Estadual Professora Maria Odontina Oliveira, em Ibotirama.

Os Jogos Estudantis da Rede Pública, que estão completando 10 anos, fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica | FOTO: Divulgação/SEC |

Os participantes do JERP do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, em Matina, prosseguem com as competições até quinta-feira (30). Também na quarta (29), os alunos dos municípios de Conde, Jandaíra e Porto do Sauipe (NTE 18 – Alagoinhas) disputam baleado, futsal, handebol e voleibol.

Na quinta (30) estarão envolvidos no JERP estudantes dos municípios de Cotegipe, Cristópolis e Wanderley (NTE 11 – Barreiras), nas modalidades esportivas de basquetebol, voleibol e futsal. Os alunos do Colégio Estadual Idelzito Abreu e do Complexo Esportivo André Apóstolo, pertencentes ao NTE 6 (Valença), competem nas modalidades esportivas de futsal, basquetebol, handebol, voleibol, baleado e xadrez, na quinta (30) e sexta (31).

Sobre o JERP
Os Jogos Estudantis da Rede Pública, que estão completando 10 anos, fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica. O projeto organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Os jogos acontecem por etapas. A etapa escolar foi a primeira a ser realizada e, depois da etapa municipal, vêm as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional. As informações são da SEC.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas