Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Governador defende que ricos paguem por universidade pública; fala espanta juventude do PT

Rui no WhatsApp

rui
O governador ressaltou que o ambiente polarizado do país prejudica o debate sobre o assunto | FOTO: Divulgação |

A última segunda-feira (20) foi de ânimos acirrados na capital baiana. Além da decisão da permanência da greve dos professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), defendeu que ricos paguem mensalidades em universidades públicas. “Alguém que pagou a vida inteira para os seus filhos em escola particular cara não tem condições de contribuir com a universidade? Qual problema que tem isso? Isso é proibido por quê? Eu não vejo problema nenhum”, declarou. Para o petista, haverá resistência no seu próprio partido à tese defendida por ele. O governador ressaltou que o ambiente polarizado do país prejudica o debate sobre o assunto.

“Isso é considerado um tabu. Quem é contra não é contra que rico pague, mas acha que isso é início da privatização da universidade. Que o passo adiante é cobrar de todo mundo. Então, fica esse discurso temeroso”, salientou. Rui Costa fez questão de salientar que é contra a privatização de universidades públicas. E, de fato, a fala teve grande repercussão, principalmente entre a Juventude do PT Nacional, que fez críticas ao governador. Na nota, o grupo diz que recebeu com “espanto” a declaração do petista baiano. Afirma ainda que Rui Costa “ignora as posições históricas” do PT.

“Defender o pagamento de mensalidade na universidade pública, para quem quer que seja, é abrir as portas para a supressão do direito básico à educação que deveria ter todo o brasileiro e brasileira. Consideramos que ‘educação não é mercadoria’ pois o seu valor, enquanto direito, é inestimável e que, por isso, ‘quem paga, não deveria’. São estes os gritos que emergem das ruas contra o projeto de Bolsonaro, Guedes e Weintraub e são eles que vão emergir contra todo aquele que não entenda os anseios da Juventude. Rui Costa tem que escolher o seu lado”, diz trecho da nota. Com informações da Veja e do Bahia Notícias.

Leia também

#Polêmica: Rui diz que não vai puxar fila do impeachment de Bolsonaro: “Muita gente acreditou na mamadeira de pênis”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas