Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Mostra de Cinema Africano acontece em Salvador entre os meses de maio e junho

Kaniama Show é um dos filmes que serão exibidos na mostra na capital baiana | FOTO: Divulgação |

Em comemoração ao Dia Internacional da África, celebrado 25 de maio, Salvador recebe a primeira edição da Mostra de Cinema Africano – Espelhos d’África, entre os dias 24 de maio e 1º de junho. Serão exibidos longas, médias e curtas metragens de ficção, documentários e filmes experimentais, de diretores africanos ou realizados em algum país da África, muitos dos quais inéditos no Brasil.

Dirigidos por cineastas de países como Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Congo, Burkina Faso, Marrocos, dentre outros, ao todo serão selecionados cerca de 30 filmes. A ideia é levar produções que fujam dos temas convencionais de representatividade do continente africano, apresentando olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte, o urbano e o pensamento contemporâneo.

A abertura da Mostra Espelhos d’África será no dia 24 de maio, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha, com os filmes “Kaniama Show” (Congo, 2018), o primeiro filme do rapper congolês-belga Bajoji, que é uma sátira da televisão nacional em um país da África, espalhando a sua propaganda de poder suave entre as entrevistas complacentes e interlúdios musicais; e o filme documentário de Laure Malécot, “Iya Tunde – A Mãe Voltou” (SENEGAL 2018), um retrato da lendária dançarina Germaine Acogny, que explora o legado da prática de dança de Acogny, fundindo a dança ocidental e contemporânea, e a escola de dança fundada por ela na remota vila de pescadores no Senegal, onde mora.

A Mostra Espelhos d’África terá exibições no Espaço Cultural da Barroquinha, na Sala Walter da Silveira e em escolas da rede pública da cidade de Salvador. O evento tem realização da Aiocá Produções e foi contemplado através do Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira a programação no site e acompanhe as sessões pelo Facebook.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas