Uma missão liderada pelo secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, visitou na última terça (21) o Centro de Emergências 112 de Madrid (Espanha), com o objetivo de conhecer o sistema de gestão e de implantação da unidade. Junto com o superintendente de Atração de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gesil Amarante, Pinheiro também se reuniu com dirigentes da Telefónica e da empresa Amara, do setor de energia solar fotovoltaica.
Referência na Europa, o Serviço de Chamada de Emergência 112 da Comunidade de Madri funciona para todos os tipos de emergência de saúde, segurança cidadã, proteção civil, combate a incêndios e salvamento, dentre outros. “Fizemos reunião com os gestores do Centro e discutimos os contratos de gestão e de manutenção, como se deu o processo licitatório, a plataforma desenvolvida, a integração dos serviços, o tempo de contrato e o modelo de remuneração. Além disso, discutimos aspectos relacionados à operação do sistema e como a experiência de Madrid pode nos ser útil”, afirmou Pinheiro.
Ainda de acordo com o secretário, foram discutidos a elaboração e execução de um projeto conjunto entre o Governo da Bahia e a ASSEM – Governo da Comunidade de Madrid para capacitação, treinamento e transferência mútua de know-how, com a possibilidade do irmanamento entre os governos da Bahia e da Comunidade Autônoma de Madrid, que congrega 179 municípios, além da capital. Na oportunidade, a comitiva andou no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para conhecer o sistema que conecta com metrô e ônibus. “Andamos numa linha nova, que ampliou a cobertura do sistema de transporte em Madrid e cercanias”, completou.
O trabalho do 112, foi reconhecido com vários prêmios, destacando o Prêmio Vocento para Valores Humanos, em reconhecimento ao trabalho realizado após os ataques de 11 de março de 2004. “Este é um centro de referência que serve para todas as emergências, gratuito, fácil de memorizar pelo fato de ser apenas um número para todos os tipos de atendimento e que funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, permitindo a localização imediata do solicitante e a ativação simultânea de todos os órgãos, melhorando assim o tempo de resposta”, ressaltou Pinheiro.
A missão também esteve com dirigentes da Telefónica, em Madrid, na segunda-feira (20), discutindo detalhes do sistema desenvolvido pela empresa para operação e gestão de sistemas de monitoramento, controle e gestão de emergências, tendo em vista sua provável participação no processo licitatório a ser realizado pelo Governo da Bahia. Por fim, a missão se reuniu com a Amara, empresa do setor de energia solar fotovoltaica, quando discutiu aspectos ligados à sua vinda para a Bahia, em parceria com a Iberdrola.
“Nesta reunião, o Governo da Bahia apresentou o mercado de solar de nosso Estado, os incentivos para a implantação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos e para a produção local de equipamentos, bem como o nosso interesse em contratar serviços de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica no modelo de geração distribuída”, destacou Paulo Guimarães. A Amara confirmou o interesse em vir para a Bahia e seu CEO, Pablo Antu, estará em Salvador nesta quinta-feira (23) para reuniões com o Governo da Bahia. As informações são da Seplan.