Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festa de Corpus Christi em Rio de Contas caminha para se tornar Patrimônio Imaterial do Brasil

Neste ano, a festa vai acontecer nos dias 19 e 20 junho | FOTO: Divulgação |

O município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, busca tornar a Festa do Corpus Christi como Patrimônio Imaterial do Brasil. O evento ocorre desde cinco anos após a fundação da cidade chapadeira, que data da segunda metade do século 18. Para conseguir o título, a secretaria municipal de Turismo, Desporto e Lazer entregará o pedido formal e um dossiê sobre os festejos ao diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional], Hermano Fabrício Guanais e Queiroz.

Neste ano, a festa vai acontecer nos dias 19 e 20 junho. Com o título de Patrimônio Imaterial reconhecido, Rio de Contas entrará para o seleto grupo de cidades brasileiras que conseguiram a honraria, fato que deve influenciar de forma positiva o turismo religioso do município. A salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial foi criada pelo Iphan em 2000. Desde então, cerca de 40 já foram registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.

Rio de Contas é considerada a primeira cidade planejada do Brasil. A festa em Rio de Contas já acontece na véspera. Fachadas das casas do centro histórico são enfeitadas e iluminadas por lanternas confeccionadas com madeira e papel de seda coloridos e estilizados. Na mesma noite acontece, também, o tradicional leilão no adro da igreja Matriz (Santíssimo Sacramento) de iguarias típicas da região. As informações são do Bahia Notícias.

Imagens divulgadas em rede pelo Guia Rio de Contas

1 / 10

Leia também

Chapada: Conheça um pouco da história de Rio de Contas, a primeira cidade planejada do país

Chapada: Rio de Contas mantém tradição de celebrar Corpus Christi com ruas enfeitadas de tapetes

Cidades da Chapada Diamantina marcam feriado de Corpus Christi com celebração

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas