Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Curso sobre boas práticas na produção do abacaxi com sustentabilidade será em Cruz das Almas

As palestras teóricas e as aulas práticas vão abordar as diversas etapas do ciclo produtivo da cultura | FOTO: Divulgação |

Os interessados em participar do curso sobre boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade, que vai acontecer de 10 a 14 de junho, em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, na Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem até esta quinta-feira (6) para fazer as inscrições. São esperados 30 participantes, entre agricultores, agentes de assistência técnica e extensão rural e estudantes de ciências agrárias.

“O principal objetivo do curso é capacitar e atualizar o conhecimento técnico de multiplicadores sobre os principais cuidados a serem observados no cultivo mais sustentável do abacaxi. Sustentabilidade significa não apenas aumentar a produtividade da cultura, mas melhorar a qualidade dos frutos e manter as boas propriedades do solo para garantir futuras produções”, pontua o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, coordenador do curso, junto com o pesquisador Aristóteles Matos.

Programação
As palestras teóricas e as aulas práticas vão abordar as diversas etapas do ciclo produtivo da cultura, desde a preparação do solo até a pós-colheita. Serão abordados aspectos econômicos; exigências climáticas para o plantio; obtenção e manejo de mudas pelos métodos convencional e de secção de talo; métodos de plantio, espaçamento e densidade; zoneamento agroclimático para a cultura; manejo da água no cultivo.

Também aborda melhoramento genético e cultivares do abacaxizeiro; manejo do mato e conservação do solo; floração natural precoce e tratamento de indução floral; manejo integrado de doença e de pragas; diversificação de usos (abacaxi ornamental); manejo do abacaxi na colheita e pós-colheita; sistema orgânico de produção; e mecanização agrícola.

Treze pesquisadores da Embrapa participam como instrutores do curso, que conta ainda com a colaboração de palestrantes convidados: o professor Marcos Roberto da Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que vai abordar aspectos da mecanização da cultura do abacaxi; e Dionei Lima Santos, professor do Instituto Federal do Pará (Ifpa – campus Conceição do Araguaia), que vai ministrar aula prática sobre irrigação e melhoramento genético do abacaxizeiro. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas