Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Curso de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros capacita guias em Rio de Contas

Durante o curso, os condutores ecológicos também tiveram aulas de noções de primeiros socorros ao afogado | FOTO: Divulgação/CBMBA |

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM) de Vitória da Conquista, concluiu nesta sexta-feira (7), o curso de primeiros socorros para guias de turismo da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O objetivo é capacitar os condutores ecológicos, para eles saibam o que fazer em casos simples como insolações, ou mais complexos como uma parada cardiorrespiratória (PCR), até a chegada de equipe de emergência especializada.

Durante as aulas, que duraram dois dias e unem teoria e prática, os guias ecológicos aprenderam sobre os diversos tipos de traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma PCR. Eles foram capacitados ainda, em dar os primeiros atendimentos com o máximo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.

“Já é sabido que um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades dos guias, usando como norte o protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association”,explicou o tenente BM Álvaro Serrão, idealizador e coordenador do projeto.

De acordo com o tenente, que ministra aulas de suporte básico de vida juntamente com o cabo BM Cristiano Silva, a idealização da atividade aconteceu no ano passado. “Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo. E só aconteceu graças à visão de difusão de conhecimento e boas práticas da corporação e do apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado”, explicou o tenente Serrão.

Confira fotos

1 / 8

Durante o curso, os condutores ecológicos também tiveram aulas de noções de primeiros socorros ao afogado, ministradas pelos soldados BMs Rodrigo Benigno e Jorge Marinho. Quando aprendem a lidar com os tipos de trauma relacionadas ao meio líquido, com suas peculiaridades, alinhando isso aos conhecimentos de primeiros socorros para tais situações, as chances da vítima ter uma melhor recuperação são maiores.

“Nosso foco é sempre a prevenção, mas também tratamos sobre procedimentos básicos a serem adotados em caso de afogamentos ou de traumas em meio líquido”, complementa o soldado BM Benigno. Dentro das 20 horas de atividade, demonstraram que até mesmo alguém que não saiba nadar, tem condições de tentar ajudar alguma vítima de afogamento sem colocar a sua vida em risco, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Os cursos oferecidos aos guias de turismo são totalmente gratuitos e certificados. Qualquer prefeitura pode solicitar o serviço ao Grupamento de Bombeiros Militar de sua região. Para isso, basta acessar o site www.cbm.ba.gov.br e verificar a unidade mais próxima. As informações são de assessoria.

Confira vídeo divulgado

Leia também

Chapada: Escolas de Rio de Contas recebem palestras do Corpo de Bombeiros sobre prevenção contra afogamento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas