Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mercado da Feira Nova em Itaberaba passa por requalificação pela primeira vez depois de inaugurado

Os serviços estão sendo feitos com recursos próprios do município e devem ser entregues até o dia 19 de junho | FOTO: Divulgação |

O Mercado Municipal João Almeida Mascarenhas, no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, passa por uma requalificação, a primeira de sua história. Desde sua inauguração, há 15 anos atrás, o ‘Mercado Municipal da Feira Nova’, como é mais conhecido, nunca recebeu nenhum tipo de melhoria ou reforma significativa. De lá para cá os problemas foram se acumulando, com a consequente degradação do espaço e desvalorização dos serviços oferecidos pelas quase 700 famílias que diariamente tiram o seu sustento trabalhando no local.

Segundo estimativas, mais de 3 mil pessoas frequentam o local, todas as semanas, dentre consumidores, comerciantes e trabalhadores locais. De acordo com o secretário José Francisco Leal, da pasta municipal de Administração, Modernização e Informação (Secad), tudo está sendo pensado para promover o local, melhorando a qualidade de vida das pessoas, tanto as que trabalham no Mercado quanto o público consumidor. “Estamos cuidando de todos os detalhes, da coleta seletiva de resíduos sólidos, com lixeiras padronizadas, passando por questões de infraestrutura sanitária, acabando de uma vez por todas com os entupimentos e o mau cheiro”, disse o secretário.

Os serviços estão sendo feitos com recursos próprios do município. A primeira fase da requalificação do Mercado Municipal deve ficar pronta para ser entregue à população já no próximo dia 19 de junho (quarta-feira), com a inauguração do espaço da Feira de Carnes que está ganhando piso novo, além de mudanças na cobertura que vão garantir um espaço mais ventilado, arejado e seguro para todos, com a instalação de exaustores e telhas translúcidas no teto. Cerca de 80 barracas de frutas e verduras da Feira Livre estão ganhando cobertura fixa com material zincado, acabando com uma das grandes queixas dos comerciantes do local, substituindo as antigas lonas que não resistiam por muito tempo ao sol e à chuva.

Além disso, toda a drenagem do local está sendo recuperada, pondo fim aos constantes alagamentos que prejudicavam a acessibilidade entre as barracas. “Estamos trocando a cobertura de todas as barracas desse setor, mas já estamos trabalhando em um projeto para a cobertura de todo o espaço da feira, de forma a proporcionar mais conforto e segurança para todos. Na Área de Alimentação começamos ampliando a cobertura lateral e vamos requalificar por dentro também”, disse o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) que acompanha de perto os trabalhos de resgate do Mercado Municipal. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas