Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Governo estadual discute parcerias em educação, ciência e tecnologia com a Irlanda

Seán Hoy, embaixador da Irlanda, está na Bahia para participar da Jornada Acadêmica da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses | FOTO: Divulgação/SDE |

O embaixador da Irlanda, Seán Hoy, foi recebido pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, nesta quinta-feira (13), para uma audiência de prospecção de futuras parcerias, nas áreas de ciência e tecnologia, educação e investimentos, entre a Bahia e o país irlandês. Na ocasião, Leão, acompanhado do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, apresentaram as potencialidades baianas. A Irlanda é, atualmente, um dos países mais ricos do mundo em termos de PIB per capita.

“A Bahia tem oportunidades de investimentos que nenhum outro estado tem. Estamos desenvolvendo uma série de obras e projetos estruturantes, mas precisamos de mais investimentos. Então, está faltando uma pitada de ‘sangue irlandês’ em nossos negócios. Por isso, podemos firmar essa parceria para atrair investidores da Irlanda aqui para o nosso estado. Essa é a luta do governo, fazer o povo feliz, gerando emprego e renda”, destacou Leão. O embaixador afirmou que, em suas viagens diplomáticas, tem observado os desafios e oportunidades de cada lugar, para entender as potencialidades que gerem futuras parcerias.

Educação e tecnologia
Seán Hoy está na Bahia para participar da Jornada Acadêmica da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), evento anual que reúne pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior, nacionais e internacionais, e serve para divulgar a pesquisa empreendida no Brasil sobre estudos irlandeses. O encontro ocorre na Universidade Federal da Bahia (Ufba), nos dias 13 e 14 de junho.

“Podemos alcançar mais desenvolvimento com uma modelagem de boas práticas de gestão escolar e, neste ponto, podemos caminhar para uma cooperação internacional com a Irlanda”, afirmou Jerônimo Rodrigues, ao listar as instituições públicas de ensino do estado. Já a titular da Secti, defendeu que construir relações bilaterais entre a Bahia e os irlandeses é um interesse estratégico. “Temos na Bahia ações de desenvolvimento em ciências e tecnologias que podem contribuir para esta parceria”, disse Adélia. As informações são da SDE.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas