Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festa de Corpus Christi leva visitantes para conhecer a tradição em Rio de Contas; veja fotos

Em Rio de Contas, a luta é para tornar a Festa do Corpus Christi como Patrimônio Imaterial do Brasil | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A Festa de Corpus Christi deste ano movimentou o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na quarta (19) e nesta quinta (20), data magna do evento católico. As luzes coloridas que fazem parte da ornamentação e os belos tapetes construídos com flores nas ruas foram vistos desde a véspera de Corpus Christi. Conforme assessoria da prefeitura local, essa é a maior e mais importante celebração religiosa da paróquia do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas.

Foi na quarta-feira (19) que a tradição se expressou via o ritual que é repetido há mais de três séculos, a ‘Noite das Lanternas’, presenciado por todos os visitantes e moradores da primeira cidade projetada do país (veja aqui). A Festa do Corpus Christi que acontece em Rio de Contas é uma das mais belas expressões de fé celebrada no Brasil. O Santíssimo Sacramento é o padroeiro da cidade chapadeira.

1 / 11

“Com origem no século 13, a Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia: o mistério da transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho”, diz texto de assessoria publicado em Redes Sociais. “Em 1317, o Papa João XXII oficializou a Festa de Corpus Christi, passando a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade”, completa a publicação.

Em Rio de Contas, a luta é para tornar a Festa do Corpus Christi como Patrimônio Imaterial do Brasil. Com o título reconhecido, Rio de Contas entrará para o seleto grupo de cidades brasileiras que conseguiram a honraria, fato que deve influenciar de forma positiva o turismo religioso na região. A salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial foi criada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional [Iphan] em 2000. Desde então, cerca de 40 já foram registrados como Patrimônio Cultural do Brasil (veja aqui).

Jornal da Chapada

Confira mais fotos de publicações no Facebook

Leia também

Chapada: Festa de Corpus Christi em Rio de Contas caminha para se tornar Patrimônio Imaterial do Brasil

Chapada: Conheça um pouco da história de Rio de Contas, a primeira cidade planejada do país

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas