Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: “Moro está se transformando em um boneco de barro”, afirma Lula em nova entrevista

O ex-presidente falou ainda sobre o comportamento de Moro enquanto juiz que foi flagrado em conversas com procuradores na série de reportagens que ficou conhecida como ‘Vaza Jato’ | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Lula concedeu uma nova entrevista, desta vez ao site Sul 21. A primeira parte da conversa foi divulgada em texto e vídeo na última quarta-feira (3). Atualizado sobre os últimos vazamentos de conversas entre o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato, Lula não poupou críticas ao ex-juiz que, para ele, “está se transformando em um boneco de barro”. O ex-presidente falou ainda sobre o comportamento de Moro enquanto juiz que foi flagrado com as revelações da série de reportagens que ficou conhecida como “Vaza Jato”.

“Estamos vivendo um momento sui generis no Brasil. O Moro está se transformando em um boneco de barro. Ele vai se desmilinguir. Como Moro e a força tarefa da Lava Jato, envolvendo procuradores e delegados da Polícia Federal, inventaram uma grande mentira para tentar me colocar aqui onde estou, eles agora têm que passar a vida inteira contando dezenas e dezenas de mentiras para tentar justificar o que eles fizeram, tudo isso com muita sustentação da Globo”, disse, adicionando ainda que a emissora da família Marinho, que hoje tenta criminalizar os vazamentos, “não se preocupou com isso quando divulgava vazamentos ilícitos que recebia do Dallagnol e do Moro”.

“Em primeiro lugar, um juiz não combate a corrupção. Quem combate a corrupção é a polícia. O Ministério Público acusa e o juiz apenas julga. E o juiz não deve julgar com base na cara do réu, mas sim com as informações que ele tem nos autos do processo, avaliando se são verdadeiras ou mentirosas. Eu não estou falando do conjunto da Lava Jato porque se alguém roubou tem que estar preso. Foi para isso que o PT, tanto no meu governo quanto no governo da Dilma, criou todos os mecanismos jurídicos para colocar ladrão na cadeia”, disparou.

Ainda na primeira parte da entrevista, o petista fez uma análise mais ampla dos motivos que o levaram a prisão. “Eles sabem que eu não sou dono do apartamento, eles sabem as mentiras que contaram para trazer o caso para Curitiba, porque ele deveria ter sido julgado em São Paulo, eles sabem que eu não sou dono do sítio de Atibaia. Acontece, meu caro, que não era possível dar o golpe na Dilma e deixar o Lula ser candidato a presidente em 2018. Era preciso tirar o Lula da jogada. Para fazer isso, era preciso criar um empecilho jurídico e aí inventaram essa quantidade enorme de mentiras a meu respeito”, declarou. As informações são da revista Fórum.

Confira trecho da entrevista

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas