Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Quatro localidades da zona rural de Itaberaba recebem poços artesianos

Cerca de 600 moradores das localidades serão beneficiados com a perfuração dos 10 poços, que tem um investimento total de R$120 mil | FOTO: Divulgação |

As localidades de Formosa (região das Duas Irmãs), Lajedo de Cima (entroncamento de Boa vista do Tupim), Martins (região de Santa Helena) e Poço Dantas (região das Cajás), na zona rural de Itaberaba, na Chapada Diamantina, estão passando pelo processo de perfuração de poços artesianos. Os trabalhos iniciaram na última terça-feira (9) e a previsão é de que, até o próximo sábado (13), esta primeira etapa já esteja totalmente concluída.

A ação, segundo a administração ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), vai impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida de cerca de 600 moradores. Os recursos, para a perfuração de 10 poços, são provenientes de emenda parlamentar, num investimento total de cerca de R$120 mil. As localidades foram selecionadas com base no grau de dificuldade que a comunidade enfrenta para ter acesso à água, com prioridade para aquelas mais distantes e de difícil acesso.

Na manhã da quarta (10), o prefeito visitou a comunidade do Martins, acompanhado pelo secretário Fabrício Martinez (Seagri), pelo ouvidor Lucas Hayne, o vereador Gerson Almeida, além do coordenador de Vilas e Povoado, Roosevelt Abreu, para ver de perto o andamento dos trabalhos que vai acabar, de uma vez por todas, com a falta d’água naquela região.

“Trabalhamos, desde o início da nossa gestão, para promover o acesso à água para quem vive na zona rural de nosso município, seja através da limpeza de aguadas, com o PROMER, seja com o envio de carros-pipa para as comunidades mais necessitadas. Com a instalação desses poços, vamos promover o acesso dessas comunidades à água, acabando, definitivamente, com este problema”, destacou o prefeito.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), cada poço receberá toda a infraestrutura necessária para o bombeamento da água até o reservatório, onde serão instalados chafarizes para que todos possam ter acesso à água. Caso o poço venha a ser perfurado em área particular, os proprietários já se comprometeram a franquear o acesso à comunidade. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas