Ícone do site Jornal da Chapada

#Tragédia: Defesa Civil aponta que açudes menores causaram o rompimento da Barragem do Quati

A água da barragem invadiu também a cidade vizinha de Coronel João Sá, e deixou 500 desalojados, além de um rastro de destruição pelo município | FOTO: Divulgação/Secom |

O rompimento da Barragem do Quati, que fica no distrito de mesmo nome no município de Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, aconteceu após a ruptura de outros dois açudes menores na mesma região. As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia. A água da barragem invadiu também a cidade vizinha de Coronel João Sá, e deixou 500 desalojados, além de um rastro de destruição pelo município. Técnicos da Defesa Civil sobrevoaram a região nesta sexta-feira (12).

De acordo com o coordenador do órgão, as duas barragens menores – Serra Verde e Ronco Gibão – são particulares e estão localizadas em propriedades rurais. Com o transbordamento dessas estruturas, o volume de água foi muito grande e acumulou na barragem do Quati. A estrutura não suportou a quantidade de água e acabou rompendo.

Segundo os bombeiros, as barragens de Serra Verde e Ronco Gibão são consideravelmente menores que a do Quati, e se apenas elas tivessem se rompido os estragos e prejuízos não seriam tão grandes. A chuva continua nas cidades de Pedro Alexandre e João Sá nesta sexta. No entanto, em menor intensidade.

A preocupação da Defesa Civil agora é com a barragem do Dênis, outra estrutura grande que fica em Pedro Alexandre e tem o risco de romper, também por causa do acúmulo de água. De acordo com a Defesa Civil, se a barragem do Dênis se romper, a água não chega na cidade de Coronel João Sá, mas atinge casas da população ribeirinha de Pedro Alexandre. As informações são do G1.

Leia também

#Vídeo: Rompimento de barragem é confirmado pelo governo; mais de 100 famílias desalojadas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas