No enfrentamento à criminalidade, somente nos primeiros seis meses do ano, a PRF na Bahia foi responsável pela apreensão de 6,5 toneladas de drogas, sendo 6,3 toneladas de maconha, 154 quilos de cocaína e mais 93 quilos de crack. Comparado ao mesmo período de 2018, a PRF havia registrado 597 quilos de maconha; 147 quilos de cocaína; e 130 quilos de crack. Portanto, os números apresentados entre janeiro e junho deste ano, superam em quase dez vezes o volume apreendido nos primeiros seis meses do ano passado.
O total de 2,3 milhões de maços de cigarro contrabandeados do Paraguai representa um aumento de mais de 800% em relação às 288.370 carteiras retiradas de circulação no primeiro semestre de 2018. Nos primeiros seis meses do ano, também foram recolhidas 39,2 mil litros de bebidas contrabandeadas. Nas ações de combate às fraudes veiculares, foram recuperados 232 veículos com registro de furto, roubo ou adulterados. Além disso, 1.197 pessoas foram detidas por crimes diversos, como roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, contrabando ou descaminho, tráfico de entorpecentes, uso de documento falso e crimes de trânsito.
Entre os meses de janeiro a junho deste ano, equipes da PRF apreenderam ainda 48 armas e mais 241 munições em decorrência de fiscalizações nas rodovias federais que cortam o estado. Houve ainda a apreensão de 231.600 reais em notas falsas. Nesse período, também foram resgatados, em conjunto com órgãos ambientais, 1.605 animais exóticos e silvestres. Nesta seara de crimes ambientais, também foram apreendidos 39,10m³ de madeira irregular e mais 1.650 quilos de pescado.
Principais apreensões
A maior apreensão de maconha realizada este ano pela PRF em rodovias baianas ocorreu em 28 de junho, no Km 429 da BR 116, trecho do município de Feira de Santana. Mais de 3 toneladas da droga estava escondida no compartimento de carga, encoberta em sacas de farinha de mandioca. A ação contou com auxílio de cão farejador.
Já a mais expressiva apreensão de cigarros contrabandeados foi registrada em 18 de maio. O flagrante ocorreu no oeste baiano, no Km 788 da BR 242, em Barreiras. Na oportunidade foi abordado um caminhão com placas do Mato Grosso do Sul, sendo encontrado no semi-reboque centenas de caixas contendo 420.000 carteiras de cigarro paraguaios.
Com relação a cédulas falsas, a PRF na Bahia apreendeu no mês de fevereiro mais de 230.000 reais em notas falsificadas, em Jequié (BA). As cédulas foram encontradas na bagagem de um passageiro que viajava em ônibus interestadual com destino à capital baiana. Questionado, o responsável afirmou que o dinheiro falso seria distribuído durante o carnaval de Salvador. As informações são da Agência PRF.
Vídeos de apreensões da PRF