Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Idoso morre após motorista avançar com caminhonete sobre membros do MST em São Paulo

O manifestante de 72 anos, identificado como Luis Ferreira da Costa, morreu e outras cinco pessoas, entre elas um jornalista que cobria o ato, ficaram feridas | FOTO: Montagem do JC/Globo |

Um motorista não identificado avançou nesta quinta-feira (18) sobre moradores de uma ocupação do Movimento Sem Terra (MST), em Valinhos, interior de São Paulo. Segundo informações da Polícia Militar da região, um manifestante de 72 anos, identificado como Luis Ferreira da Costa, morreu e outras cinco pessoas, entre elas um jornalista que cobria o ato, ficaram feridas. O motorista fugiu sem prestar atendimentos. Segundo informações publicadas pelo movimento social no Facebook, os moradores da ocupação ‘Marielle Vive’ faziam uma manifestação na Estrada dos Jequitibás, onde ficam as moradias, para cobrar a prefeitura da cidade por fornecimento de água. O acampamento conta com mais de mil famílias e existe desde 14 de abril de 2018.

“Integrantes do MST realizavam uma manifestação com entrega de alimentos na Estrada do Jequitibá quando foram surpreendidas por um homem com uma caminhonete em alta velocidade que jogou o veículo contra os manifestantes. Existem vários feridos e uma pessoa infelizmente foi a óbito, o senhor Luis. A manifestação tinha como objetivo uma questão humana básica: pressionar a prefeitura por fornecimento de água. As famílias também lutam pelo direito de reforma agrária”, frisa nota do MST. O acampamento fica na Fazenda Eldorado Empreendimentos Ltda.

“Exigimos punição imediata a este assassino, que age sob o clima de terror contra os movimentos populares, incentivado por autoridades irresponsáveis que estão no governo brasileiro”, completa a nota. De acordo com o advogado dos acampados, Alfredo Bonardo, cerca de 40 pessoas estavam sobre a pista para a panfletagem, quando a caminhonete se aproximou pela contramão e o motorista acelerou o veículo contra o grupo. Segundo Bonardo, alguns acampados fizeram menção de segurar o veículo, mas o motorista teria mostrado uma arma.

O idoso foi levado de ambulância para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Valinhos, mas não resistiu aos ferimentos. O jornalista, que trabalhava para o MST e usava uma câmera na cobertura do ato, também foi levado para a UPA. Ele passou por exames e permanecia em observação. Outros quatro manifestantes tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local. A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram atrás do veículo, mas não o alcançaram. A Polícia Civil informou que trabalhava na identificação o do dono do veículo para chegar à autoria do atropelamento. Com informações do site da Revista Exame.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas