Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Guardas Municipais de Itaberaba iniciam processo de avaliação psicológica para uso de arma de fogo

O exame é realizado por psicólogos credenciados junto ao Departamento de Polícia Federal do Estado da Bahia | FOTO: Divulgação |

Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, iniciou nesta sexta-feira (19) o processo de avaliação psicológica referente ao uso de arma de fogo. O procedimento é exigido pelo Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre o Departamento de Polícia Federal do Estado da Bahia (DPF/BA) e a prefeitura local.

O município determina que a cada dois anos o GCM passe pelo exame no sentido de manter o porte de arma de fogo institucional e particular. As turmas são compostas por 13 guardas civis municipais, que devem ser submetidos a dois testes consecutivos, sendo o primeiro voltado especificamente para a parte teórica do exame, e o segundo composto de entrevista individual, onde é avaliada a capacidade psicológica do agente no tocante ao porte e uso de arma de fogo.

O exame é realizado por psicólogos credenciados junto ao DPF. As exigências necessárias para realização do teste requer do agente a não ingestão de bebida alcoólica nas 48h que antecedem a prova, estar bem alimentado e ter uma boa noite de sono, de forma a se apresentar para a avaliação bem fisicamente.

De acordo com o comandante da GCM, Sidevaldo de Oliveira Santana, os agentes de Itaberaba também realizam, anualmente, curso de aperfeiçoamento de 80h com disciplinas práticas e teóricas. “A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GCM capacitado e apto para atuar na função”, afirmou. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas