Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Consagrado articulador da região, Ricardo Mascarenhas fala sobre presidir consórcio de saúde

Votação unânime para presidência do Consórcio de Saúde Chapada Unida confirma posição de jovem gestor de Itaberaba como articulador da região | FOTO: Jornal da Chapada |

O prefeito do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PSB), foi o mentor e articulador na busca pela policlínica para a região, que será implantada pelo governador Rui Costa (PT) na cidade chapadeira. Talvez por isso, na última sexta-feira (19), o jovem gestor viu seu nome ser aclamado como presidente do Consórcio Municipal de Saúde – Consórcio Interfederativo de Saúde Chapada Unida. Em conversa com o Jornal da Chapada, Ricardo contou um pouco sobre esse projeto, que tem como objetivo oferecer aos municípios dos Territórios de Identidade Piemonte e Chapada Diamantina, médicos especialistas e exames de alta complexidade mais próximos a populações dos municípios que integram a regional.

Ele afirmou que o povo pode esperar “as melhores notícias”. “Todo mundo sabe do meu empenho na saúde na nossa região. O consórcio de saúde foi uma iniciativa de nós prefeitos. A gente viu que as regiões do Piemonte da Chapada Diamantina não tinham consórcio formado, tinham o de infraestrutura, mas não o de saúde”, afirmou. “A Bahia inteira fazendo consórcio e porque nossa região não?”, pontuou. Foi Ricardo quem conversou com o governador sobre a possibilidade dele instalar uma policlínica na Chapada Diamantina. “E ele sinalizou que a gente poderia de fato formar nosso consórcio e ele daria a policlínica. E hoje estamos concretizando um sonho. Até setembro o governador estará assinando a ordem de serviço para a construção”, revelou o prefeito de Itaberaba.

Perguntado sobre o aumento da responsabilidade com mais uma tarefa importante na sua agenda, Ricardo Mascarenhas foi categórico ao dizer que não tem medo de acumular responsabilidades sendo presidente de um consórcio regional. “Primeiro porque é mais um grande desafio da minha vida. Não tenho medo de trabalho, gosto de desafio e temos o sonho. Essa policlínica será um grande avanço para a região”, finalizou. Outros políticos da região que estiveram presentes na assembleia de fundação do consórcio e eleição do presidente, no auditório do Web Hotel Bela Vista em Itaberaba, falaram sobre a decisão.

Veja mais imagens da eleição

1 / 6

Para o líder político de Nova Redenção, Ivan Soares, que representou a prefeita Guilma Soares (PT), a eleição de Ricardo foi unanimemente aprovada pela assembleia do consórcio e necessária nesse momento inicial. “Achamos que nesse período de implantação do consórcio, do nascedouro é mais confortável que seja o prefeito onde está a sede. Porque ele vai ter muito trabalho, muita coisa da parte legal, da parte prática, de correr atrás para substanciar o consórcio. Então, nós, do ‘Governo da Reconstrução’, votamos e apoiamos o nome de Ricardo pensando nessa premissa”, pontuou o político.

Ele disse ser importante o prefeito local acompanhar o início do processo. “Porque você pode despachar na prefeitura e à tarde estar lá, dando uma esticada para ver os problemas do consórcio. Imagine qualquer um dos prefeitos aqui se deslocar, deixar a prefeitura, vir para cá fazer isso”, disse Ivan. A eleição contou com um quórum de 22 prefeitos de diferentes siglas partidárias, demonstrando o livre trânsito de Ricardo Mascarenhas na política regional.

Dentre eles estavam Valdes Brito (PT), de Itaetê, Elter Bastos (PSL), de Wagner, Marcos Airton Alves Araújo (PRB), de Lençóis, Joyuson Vieira (PSL), de Utinga, Marcos Mota (PSD), de Lajedinho, Adenilton dos Santos Meira (PSD), de Marcionílio Souza, Fabio Lago Sul (Rede), de Seabra, Manoel Luz (PSD), de Mucugê, Ivan Cláudio de Almeida (PMDB), de Ibiquera, Claudio Serrada (PSD), de Ruy Barbosa, Diga (PTB), de Abaíra, João Lúcio (PSD), de Andaraí, Mary Sampaio (PMDB), de Macajuba, Djalma (PP), de Novo Horizonte.

Estiveram ainda os representantes dos prefeitos de Boa Vista do Tupim, Nova Redenção e Iaçu, respectivamente Uilson Gustavo Mendes, Ivan Soares e Carlito Couto, os três representando os prefeitos Helder Lopes Campos (PSDB), Guilma Soares (PT) e Adelson Souza Oliveira (PPS). Vale ressaltar, que junto com Ricardo também foi eleito o vice-presidente que será o prefeito do Município de Mucugê, Manoel Luz, esse também com experiência na área de saúde. A Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba será construída no terreno do antigo Clube Cajazeiras, localizado na Avenida Flaviano Guimarães, ao lado da sede do Comando da CPR-Chapada.

Jornal da Chapada

Prefeito fala sobre ações

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas