Ícone do site Jornal da Chapada

Prisão dos supostos ‘hackers’ ganha hashtag #HackerDeTaubate e chega aos trending toppics de rede social

Após ação da PF, internautas brincam que hacker russo é ‘de Taubaté’ | FOTO: Montagem do JC/ |

Após ação da Polícia Federal (PF), que prendeu supostos ‘hackers’ acusados de invadir o celular do ministro da Justiça do governo Bolsonaro, o ex-juiz federal Sérgio Moro, nesta terça-feira (23), a notícia logo foi caracterizada como uma narrativa paralela contra as evidências de que a operação Lava Jato cometeu ilegalidades. Entretanto, uma semana antes da prisão dos ‘hackers’, o site The Intercept já havia adiantado em uma postagem nas redes sociais que “diversas fontes disseram que a PF, durante o afastamento do ministro Moro, estava considerando realizar uma operação que teria como alvo um suposto ‘hacker’. Ele hipoteticamente seria a fonte do arquivo. Esse suposto hacker ainda seria estimulado a ‘confessar’ ter enviado o material ao Intercept e o adulterado”.

Isso fez com que, na manhã desta quarta-feira (24), a #HackerDeTaubate chegasse aos trending toppics no Twitter. Em pauta estão os fatos estranhos que rondam a história de que a PF teria prendido ‘hackers’ relacionados ao escândalo da ‘#VazaJato’. O editor executivo do Intercept, Leandro Demori, também lembrou, ao tuitar que, “muita gente está de olho nessa profecia auto-realizável que começou com notas falsas plantadas na parte podre da imprensa e pretende terminar numa grande farsa pra enganar a opinião pública. Nós temos os fatos; o que vocês têm eu não sei, mas desconfio”.

Aparências x evidências
Glenn Greenwald, na última terça-feira (23), no Twitter, fez a pergunta que não queria calar, sobre a eficiência seletiva da estrutura policial subordinada a Sergio Moro. “Não é interessante que a PF tenha supostamente encontrado um grupo do que Moro alegou serem hackers altamente sofisticados tão rapidamente, mas ninguém consegue encontrar Queiroz?”.

Em meio às aparências de que Moro estaria operando para produzir uma contra-narrativa, a exemplo dessa ação de ‘hackers’, para encobrir a conduta ilegal dos operadores da Lava Jato, Gleen listou um conjunto de evidências. Essas evidências foram manifestadas por diferentes veículos de comunicação e envolvem integrantes do MPF e até o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O jornalista reafirma e veracidade dos conteúdos revelados pela #VazaJato.

Jornal da Chapada

Veja alguns memes que subiram a tag #HackerDeTaubate

Publicação bem humorada

Mais memes

Gozações tomaram conta da internet

Outra publicação

Leia também

#VazaJato: Publicado primeiro áudio com Deltan comemorando proibição de entrevista com Lula; ouça aqui

#Brasil: Revista Veja faz ‘mea culpa’ sobre casos de apoio a Sergio Moro em editorial

#Polêmica: Intercept aponta que PF deve forjar prisão de ‘hacker’ que vai “confessar” adulteração de diálogos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas