• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Brasil: Revista Veja faz ‘mea culpa’ sobre casos de apoio a Sergio Moro em editorial

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
7 julho 2019 - 00h06
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
#Brasil: Revista Veja faz ‘mea culpa’ sobre casos de apoio a Sergio Moro em editorial

moro - capa veja

A Veja publica explosiva reportagem de capa, feita em parceria com o The Intercept, onde mostra que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, cometeu, sim, irregularidades enquanto atuava como juiz da Lava Jato | FOTO: Montagem do JC/Vej |

A revista Veja, que chegou às bancas na última sexta-feira (5), fez um mea culpa em seu editorial “Carta ao Leitor”, onde afirma que, apesar de ter tratado o ministro da justiça Sérgio Moro como um herói nacional várias vezes em suas capas, agora reconhece que a conduta do então juiz da Lava Jato era bastante problemática e que a condução dos processos da Lava Jato não se deu de acordo com a lei. A Veja publica explosiva reportagem de capa, feita em parceria com o The Intercept, onde mostra que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, cometeu, sim, irregularidades enquanto atuava como juiz da Lava Jato.

No texto, os editores da Veja explicam que, após analisarem o arquivo por semanas em conjunto com os jornalistas do Intercept, a narrativa de Moro como herói nacional ou como juiz imparcial torna-se insustentável. Para a revista, “fica evidente que as ordens do então juiz eram cumpridas à risca pelo Ministério Público e que ele se comportava como parte da equipe de investigação, uma espécie de técnico do time — não como um magistrado imparcial”. O editorial da Veja também refuta a estratégia que vem sendo empregada por Moro, Dallagnol e os demais procuradores da Lava Jato de insinuar que o material publicado pode ser editado ou falso.

“Assim como a Folha de São Paulo, também parceira do site, analisamos dezenas de mensagens trocadas entre membros do nosso time ao longo dos anos e os procuradores. Todas as comunicações são verdadeiras — palavra por palavra (o que revela fortíssimos indícios de veracidade do conjunto)”. Na sua “Carta ao Leitor”, a Veja reconhece seu papel na construção da imagem de Moro como uma espécie de super-herói da ética, um mito que, como demonstra a matéria, não tem base na realidade.

Acima do texto, a revista traz imagens de cinco capas publicadas nos últimos anos (foto), todas elogiando as virtudes de Moro, acompanhadas da legenda: “TRATADO COMO HERÓI – O ex-juiz Sergio Moro foi capa de VEJA em diversas oportunidades, a maioria a favor: embora tenha sido fundamental na luta contra a corrupção, não se pode fechar os olhos antes às irregularidades cometidas”.

A revista reconhece que “poucos veículos de mídia celebraram tanto o trabalho do ex-juiz na luta contra a corrupção. O que mudou foi que a revista tomou conhecimento da conduta antiética e imprópria de Moro na Lava Jato, e que é, portanto, a responsabilidade jornalística da revista revelar e expor – não esconder ou justificar – essa conduta.

“Mas os diálogos que publicamos nesta edição violam o devido processo legal, pilar fundamental do Estado de Direito — que, por sinal, é mais frágil do que se presume, ainda mais na nossa jovem democracia. Jamais seremos condescendentes quando as fronteiras legais são rompidas (mesmo no combate ao crime). Caso contrário, também seríamos a favor de esquadrões da morte e justiceiros”.

A revista encerra com um apelo à defesa do Estado de Direito: “Na Lava-Jato ou nas operações que virão no futuro, é fundamental que a batalha contra a corrupção seja feita de acordo com o que diz o regime constitucional. Esta é a defesa de todos os brasileiros contra os exageros do Estado”. As informações são da Revista Fórum.

Leia também

#Polêmica: Novos vazamentos apontam que Moro foi orientado por Faustão e foi contra delação de Eduardo Cunha

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Rui Costa e ACM Neto lembra trajetória do baiano João Gilberto; governo decreta luto de três dias

Próximo Post

TCU dá 24 horas para Guedes e presidente do Coaf explicarem se órgão investiga Glenn Greeenwald

Próximo Post
TCU dá 24 horas para Guedes e presidente do Coaf explicarem se órgão investiga Glenn Greeenwald

TCU dá 24 horas para Guedes e presidente do Coaf explicarem se órgão investiga Glenn Greeenwald

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.