Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Programa da Rede Bahia exibe detalhes e história da Gruta dos Brejões em Morro do Chapéu

A Gruta dos Brejões fica no vale do rio Jacaré, na área denominada Vereda do Romão Gramacho, e é um dos principais atrativos da região | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O programa ‘Mosaico Baiano’, da Rede Bahia, afiliada da Globo, vai trazer matéria especial com mais belezas naturais da Chapada Diamantina, durante sua exibição neste sábado (27), por volta das 14h30. Dessa vez, o foco é a Gruta dos Brejões, que fica em Morro do Chapéu, um dos locais mais notáveis da região. E tem a segunda maior boca de caverna do Brasil. O repórter Pablo Vasconcelos se aventura na gruta que carrega história através de suas formações rochosas e da contribuição religiosa do povo da região.

A Gruta dos Brejões fica no vale do rio Jacaré, na área denominada Vereda do Romão Gramacho, e é um dos principais atrativos da Chapada. O pórtico principal tem 106 metros de altura. A extensão da gruta chega a sete quilômetros e as formações minerais em seu interior, onde a luz penetra por claraboias, são numerosas e variadas. Pinturas rupestres podem ser vistas nas entradas dos salões. O local é objeto de estudos paleontológicos desde que em seu interior foram encontrados fósseis de mamíferos extintos, como mamutes, preguiças-gigantes e mastodontes.

Dentro da gruta são promovidos cultos religiosos pela população local. Essa não é a primeira vez que a Rede Bahia realiza matéria sobre a gruta em Morro do Chapéu, o programa ‘Conexão Bahia’, por exemplo, já esteve lá para uma matéria radical com rapel na boca da formação rochosa (veja aqui).

Jornal da Chapada

Confira vídeo de chamada

Leia também

#Chapada: Morro do Chapéu abriga sítios de arte rupestre e cachoeiras ainda pouco exploradas

Chapada: Repórter visita Gruta dos Brejões e faz descida de rapel de 136 metros; confira vídeo

Sair da versão mobile