Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Campus do Ifba de Jacobina chega à final da Olimpíada Nacional de História pela quinta vez

A grande final da olimpíada acontece nos dias 17 e 18 de agosto na Unicamp | FOTO: Divulgação/Ifba |

Inspirados pela riqueza cultural nordestina, os alunos do Ifba, campus de Jacobina, na Chapada Norte, Gabriel Miranda, Geovana Lira e Gabriel Marinho, integrantes da equipe ‘Os Cangaceiros e Maria Bonita’, e Emille Damasceno, Adriel Oliveira e Hellen Gomes, que representam a Lampião II, estão classificados para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

“Há cinco anos participamos e garantimos vaga na fase final da ONHB. Este é um evento que já faz parte da cultura escolar do nosso campus, pois a cada ano mais estudantes se interessam em participar. Nesta edição, por exemplo, foram mais de 60 jovens envolvidos. Em 2017, conquistamos medalha de bronze”, explica a professora Carla Côrte, que acompanha os alunos em encontros semanais para estudar a temática proposta pela comissão organizadora da competição: “Os excluídos da história”.

18 equipes, das 20 inscritas, chegaram à semifinal. Desse total, duas garantiram vaga na grande final, que consiste em prova dissertativa acerca do tema. É a primeira vez que Geovana Lira participa da ONHB. “A experiência está sendo legal e produtiva. Os formatos das fases são diferentes e instigantes. As pesquisas exigem o máximo de atenção e dedicação pelo nível de complexidade. Cada fase é uma superação!”, revela a jovem, que compõe o grupo Os Cangaceiros e Maria Bonita, segundo ela, uma homenagem à região.

Já o colega Adriel Oliveira, que representa a Lampião II, está pela 2ª vez na olimpíada. Porém chegar à final é uma novidade. “Estamos felizes e cansados, já que cada fase é um desafio a ser cumprido. Sempre há a expectativa e adrenalina entre finalizar cada etapa e esperar o resultado. Mas a ajuda dos colegas e as reuniões propostas pela professora Carla auxiliaram bastante. Cada um de nós se torna um pequeno historiador ávido por mais informação”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas