CidadesCuriosidadesEsportesMenu Principal

Chapada: Campus do Ifba de Jacobina chega à final da Olimpíada Nacional de História pela quinta vez

A grande final da olimpíada acontece nos dias 17 e 18 de agosto na Unicamp | FOTO: Divulgação/Ifba |

Inspirados pela riqueza cultural nordestina, os alunos do Ifba, campus de Jacobina, na Chapada Norte, Gabriel Miranda, Geovana Lira e Gabriel Marinho, integrantes da equipe ‘Os Cangaceiros e Maria Bonita’, e Emille Damasceno, Adriel Oliveira e Hellen Gomes, que representam a Lampião II, estão classificados para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

“Há cinco anos participamos e garantimos vaga na fase final da ONHB. Este é um evento que já faz parte da cultura escolar do nosso campus, pois a cada ano mais estudantes se interessam em participar. Nesta edição, por exemplo, foram mais de 60 jovens envolvidos. Em 2017, conquistamos medalha de bronze”, explica a professora Carla Côrte, que acompanha os alunos em encontros semanais para estudar a temática proposta pela comissão organizadora da competição: “Os excluídos da história”.

18 equipes, das 20 inscritas, chegaram à semifinal. Desse total, duas garantiram vaga na grande final, que consiste em prova dissertativa acerca do tema. É a primeira vez que Geovana Lira participa da ONHB. “A experiência está sendo legal e produtiva. Os formatos das fases são diferentes e instigantes. As pesquisas exigem o máximo de atenção e dedicação pelo nível de complexidade. Cada fase é uma superação!”, revela a jovem, que compõe o grupo Os Cangaceiros e Maria Bonita, segundo ela, uma homenagem à região.

Já o colega Adriel Oliveira, que representa a Lampião II, está pela 2ª vez na olimpíada. Porém chegar à final é uma novidade. “Estamos felizes e cansados, já que cada fase é um desafio a ser cumprido. Sempre há a expectativa e adrenalina entre finalizar cada etapa e esperar o resultado. Mas a ajuda dos colegas e as reuniões propostas pela professora Carla auxiliaram bastante. Cada um de nós se torna um pequeno historiador ávido por mais informação”. As informações são de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas