Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Laboratório de análises clínicas de alta performance atende população de Itaberaba

Cerca de 12 mil exames laboratoriais de rotina são realizados no Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Itaberaba | FOTO: Divulgação/Secom |

O Laboratório de Análises Clínicas de alta performance instalado na cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, agora oferece à população a oportunidade de realizar exames com segurança, qualidade e rapidez nos resultados, todos os meses. Diariamente são feitos diversos tipos de procedimentos utilizando as mais modernas tecnologias nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Parasitologia e Uranálise. Em média, cerca de 12 mil exames laboratoriais de rotina são realizados na unidade localizada nas instalações do Hospital Geral de Itaberaba (HGI).

Esse laboratório conta com uma equipe técnica formada por 17 profissionais altamente qualificados, dentre biomédicos e técnicos de patologia, além auxiliares de laboratório, de serviços gerais e recepcionista, que trabalham em esquema de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana, para maior agilidade na liberação dos resultados. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h30. No entanto, o trabalho não para na unidade.

Isto porque o laboratório atende, ainda, à demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Itaberaba, além do público interno do HGI. O equipamento realiza ainda coleta domiciliar de material para análise em pacientes acamados. Para Francielle Piedade, coordenadora do laboratório, “ele está em pé de igualdade com outras unidades de grande porte e se destaca pela agilidade segurança e rapidez na liberação dos resultados. Em alguns hospitais de grande porte, o paciente leva, em média, até 12h para receber os resultados. Aqui no HGI a gente leva pouco mais de 4h, inclusive para pacientes externos”, observa a coordenadora.

“A melhoria na qualidade da saúde pública tem sido uma das marcas da gestão ‘Cidade de Todos’. Hoje, o nosso Laboratório Municipal é compatível com qualquer outra unidade pública de cidades de grande porte, contando com equipamentos de última geração para exames laboratoriais, num investimento de mais de R$200 mil com impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, pontuou João Rodrigues, secretário municipal de Saúde.

Diariamente, cerca de 100 pacientes são atendidos, incluindo-se todos os pacientes encaminhados pela UPA 24h e internados no próprio HGI, além da demanda externa, encaminhada através da Central de Marcações (Cemac). Tomando-se apenas os dados coletados neste mês de julho, foram 1.800 pacientes atendidos que realizaram 12.500 exames laboratoriais, o que dá uma média de mais de 90 atendimentos por dia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas