Ícone do site Jornal da Chapada

Novo filme do cineasta Edgard Navarro conta história de curandeiro que vive na Chapada Diamantina

A nova película ‘Abaixo a Gravidade’ é o terceiro longa-metragem do diretor baiano | FOTO: Montagem do JC |

O terceiro longa-metragem do cineasta baiano Edgard Navarro chega aos cinema e tem imagens gravadas na região. ‘Abaixo a Gravidade’ conta a história de Bené (Everaldo Pontes), um velho curandeiro que vive na região da Chapada Diamantina e lá conhece Letícia (Rita Carelli), uma jovem grávida por quem se apaixona. Quando ela parte para Salvador, ele decide ir junto e, na capital, Bené acaba se dividindo entre Letícia e a irmã dela, Malu, também interpretada por Carelli.

Já em Salvador, Bené conhece pessoas como Maisselfe (Bertrand Duarte), um homem de classe-média em crise, e o sonhador Mierre (Fabio Vidal). Enquanto isso, um asteroide chamado Laetitia se aproxima da Terra e poderá provocar a perda momentânea de gravidade.

“O filme é um pedido de socorro e, ao mesmo tempo, um canto de vitória, é uma coisa da minha alma. Sempre achei o mundo pesado demais. É uma coisa muito pessoal, muito subjetiva. Sempre achei o mundo contra as coisas mais naturais do ser humano, a liberdade, o desejo de gozar, no sentido mais pleno da palavra, ser feliz”, diz Navarro.

Edgard Navarro foi revelado nos anos 1970, dirigindo curtas-metragens como ‘Lin’ e ‘Katazan’. Mas foi seu primeiro média-metragem, ‘Superoutro’ (1989), que lhe deu projeção nacional. Com a crise do cinema brasileiro nos anos 1990, o veterano só teria chance de estrear em longas em 2005, com ‘Eu Me Lembro’. Em 2012 foi a vez de ‘O Homem que Não Dormia’, que foi rodado em Igatu, município de Andaraí, também na Chapada Diamantina (veja aqui).

Ainda conforme dados do site Correio 24h, O longa homenageia quatro artistas: os cineastas Andrea Tonacci (1944-2016), Luiz Paulino dos Santos (1932-2017) e Carlos Reichenbach (1945- 2012), além de Ramon Vane, ator de Abaixo a Gravidade, que morreu em 2017. Jornal da Chapada com informações do Correio.

Veja o trailer do filme

Leia também

Chapada: Filme rodado em Igatu vai ser exibido em cineclube de Lençóis

Chapada: Oficina de dramaturgia e audiovisual com Orlando Senna será em agosto no município de Lençóis

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas