Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fligê leva exposição do artista alemão Hansen Bahia inspirada no poema ‘Navio Negreiro’

As xilogravuras de Hansen Bahia colocam em diálogo palavra e imagem baseada na obra de Castro Alves, o homenageado da Feira Literária de Mucugê deste ano | FOTO: divulgação

Imortal baiano, Castro Alves foi um poeta lírico e social. Entre os principais versos de Castro Alves está ‘O navio negreiro’, de 1868. A obra descreve imagens de violência contra africanos que foram obrigados a virem para uma nova terra, a bordos dos navios negreiros, onde a única lembrança que tinham de suas origens eram as suas memórias.

Quase um século depois, em 1959, o artista alemão Hansen Bahia inspirado pelo poema de Castro Alves, ilustrou toda a obra do poeta baiano. Essas ilustrações serão levadas para a Chapada Diamantina e expostas durante a Feira Literária de Mucugê, pela Fundação Hansen Bahia. A exposição ‘Navio Negreiro’ será aberta na sexta-feira (16 de agosto), às 9 horas da manhã, na Casa ConVerso, instalada na Casa do Cras e ficará aberta à visitação durante toda a programação da Fligê.

“Esta exposição nasce a partir do encontro entre a obra de Hansen e o poema de Castro Alves, no intuito de promover o relacionamento entre letras e imagem entrelaçando a literatura com as artes visuais, a fim de proporcionar ao visitante a percepção de que o poema se completa de uma forma homogênea com as xilogravuras, permitindo uma reflexão e um diálogo entre a imagem e a letra”, afirma o curador da exposição, Jomar Lima. Com informações de assessoria.

Veja neste link a programação completa da Fligê 2019

Leia também

Chapada: Feira Literária de Mucugê homenageia Castro Alves e amplia interação cultural; evento começa esta semana

#Entrevista: Curadora da Feira Literária de Mucugê fala sobre a quarta edição e da homenagem a Castro Alves

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas