Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Profissionais de Iramaia comemoram inclusão do município no Mapa do Turismo; veja fotos

O município possui inúmeros atrativos para os visitantes desfrutarem | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Iramaia, na Chapada Diamantina, está entre os municípios que entraram no Mapa do Turismo do estado da Bahia. O documento, publicado pelo Ministério do Turismo (MTur) esta semana, colocou a cidade na categoria D da sua classificação. Os profissionais locais que trabalham no setor ficaram animados com a novidade. Inclusive uma associação de condutores de visitantes está sendo elaborada por lá.

Iramaia realmente tem muitas atrações para os turistas conhecerem, entre elas o Caminho das Águas, roteiro por um balneário, prainha fluvial, piscinas naturais, cânions, excelente local para passar o dia com amigos e a família. Os pontos principais desse caminho são as cachoeiras das Andorinhas do Sapatinho e do Rochedo. Vale a pena lembrar que muitos locais no município podem ser visitadas com acesso a carros e pequenas caminhadas.

Há também a Serra da Raposa, trecho da Serra do Sincorá com até 1200 metros de altitude. É lá onde se formam várias cachoeiras, com destaque para a queda da Raposa, com 270 metros de altura. Essa cachoeira tem seu volume mais expressivo no período das chuvas de verão. A trilha no platô da serra revela vasta área coberta por uma vegetação exuberante com caliandras, espécies de sempre viva e orquídeas selvagens. Conforme historiadores, foi nesse trecho que em 1926, passou a Coluna Prestes seguida dos soldados do batalhão patriótico comandados pelo coronel Horácio de Matos.

O trecho do Vale da Raposa é cortado por pequenos cursos d’água que formam inúmeras cachoeiras de pequeno porte o que dá a esse trecho possibilidade de banhos e trilhas para todas as idade. Essa é uma região que cultiva a agroecologia e com opções para trekking ou passeio a cavalo pelo Sincorá Velho, onde é possível percorrer trechos da Estrada Real. Outro importante atrativo do Vale é um sítio de pinturas rupestres com mais de mil gravuras em estudos e mais de 2 mil ainda não catalogadas.

Fotos de pontos turísticos de Iramaia

1 / 16

Grutas
As Grutas do Bom Jesus e da Toca da Onça são um importante patrimônio natural, transformado em santuário religioso. Elas ficam localizadas a 7 E 15 quilômetros da sede do município, respectivamente. A do Bom Jesus tem formação rochosa com salões altos e amplos, que ao longo do tempo passou a ser identificado pela tradição católica como espaço de romaria e milagres.

Conforme a história popular a descoberta da gruta aconteceu depois da queda de um vaqueiro que pastoreava gado no alto da rocha. Ao buscar um boi que desgarrou do rebanho o vaqueiro caiu do alto da gruta e atribuiu a sua sobrevivência a um milagre do Bom Jesus, daí o nome da gruta e sua transformação em espaço sagrado. Anualmente, no mês de setembro, é realizada celebração de missa e festejos profanos que atualizam a tradição da Festa da Gruta e os mitos que fundadores dessa tradição.

Mais imagens de pontos em Iramaia – fotos de Flávio Marçal

2 / 21

Aventura
A cidade também reserva suas aventuras. Há um roteiro especial para isso, na Gruta Salão dos Cristais do Calixto. Trata-se de uma gruta descoberta recentemente, muito bem preservada, com salões repletos de formações raras encontradas em poucas grutas no mundo. Há um certo grau de dificuldade para passar de um salão para outro, o que lhe confere o espírito de aventura.

O local fica a 15 quilômetros de distância da sede. Essa gruta, com seus 2000 metros de extensão, figura-se entre as 35 maiores grutas da Bahia. E quem vai até a cidade não pode deixar de conhecer seu roteiro arqueológico, nos Sítios Arqueológicos da Baraúna, do Licuri e da Vendinha. Eles são compostos de paredões repletos de gravuras rupestres, deixadas pelos povos que habitaram em Iramaia há milhares de anos. Vale a pena conferir.

Jornal da Chapada

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas