Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ambientalistas entregam petição com mais de mil assinaturas contra mineração na Serra do Orobó

Uma empresa de extração de minério estaria começando atividades na região | FOTO: André Lacerda |

Os ambientalistas Vitor Pires Oliveira e Ednaldo entregaram ao promotor ambiental regional, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Thiego de Oliveira, uma petição com mais de 1.685 assinaturas para impedir atividades de mineração na Serra do Orobó, localizada no município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Segundo eles, uma empresa de extração de minério estaria começando atividades na região e isso pode comprometer essa serra, que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) no estado.

Vitor Pires Oliveira e Ednaldo entregaram ao promotor Thiego de Oliveira a petição | FOTO: Divulgação |

Eles dizem ainda que as atividades da mineradora podem contaminar as águas e mananciais, além de prejudicar toda a fauna e flora da região do entorno da Serra do Orobó. Entre os argumentos dos ambientalistas está o de que o local tem importância para a população e visitantes, que usufruem das belezas do lugar, assim como para a pesquisa científica, inclusive que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) já teria catalogado espécimes únicos na serra.

“Queremos agradecer todos os que participaram, assinaram, compartilharam de um forma ou outra abraçou a causa”, disse Vitor em suas redes sociais.Ele também agradeceu ao Greenpeace que ajudou na criação da petição em prol da proteção a Serra do Orobó. “Temos nessa petição aproximadamente mais de 5% da população e mais de 8 % do eleitorado. Então nossa luta tem respaldo da sociedade civil organizada”, pontuou Pires.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas