Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas destaca ações municipais na ‘Quinta do Bem’

Prefeito Ricardo Mascarenhas entrega segunda etapa da reforma no Hospital Geral de Itaberaba | FOTO: Divulgação|

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), realizou mais uma ‘Quinta do Bem’ na semana passada para contar as novidades do que está sendo feito no município da Chapada Diamantina. O gestor entregou oficialmente, por exemplo, a segunda etapa da reforma do Hospital Geral de Itaberaba (HGI). “A gente até tenta segurar as lágrimas, mas é impossível entrar no HGI e não lembrar de meu saudoso pai, Jadiel Mascarenhas, que tirou esse hospital do abandono em 2002. Seguimos o exemplo dele, e o HGI hoje é outro hospital. Focamos também nas condições de trabalho do profissional, afinal, funcionário satisfeito significa paciente bem atendido”, afirmou Ricardo.

A partir de agora a unidade de Saúde vai contar com uma nova Recepção, totalmente climatizada, humanizada e acessível, além da Copa, da Cozinha e da Sala de Estoque que vão melhorar a qualidade dos serviços para todos, profissionais e pacientes. “Tanto a nova lavanderia, quanto o novo refeitório e a nova recepção, dão mais agilidade no serviço e conforto para pacientes e profissionais. E nem tudo é só trabalho, em sentimento também. O HGI é patrimônio nosso”, disse o prefeito.

A primeira etapa da reforma do HGI já havia sido entregue no início do ano e incluiu a reforma completa e ampliação da Lavanderia do Hospital, com a aquisição de novas máquinas e equipamentos, em um investimento de mais de R$ 200 mil que aumentou em 500% a capacidade operacional da Lavanderia de roupas processadas por sessão.

Além disso, recentemente, o HGI apresentou a Nova Sala de Pré-parto da unidade que passou a proporcionar às gestantes um ambiente acolhedor, seguro e tranquilo. Lá elas poderão se exercitar e receber todo o acompanhamento necessário, melhorando o tempo de parto e reforçando o vínculo afetivo entre mãe e filho na hora do nascimento, no âmbito da Política Municipal para o Parto Humanizado.

Para Jocimara Novais, diretora do HGI, esta nova etapa vai impactar diretamente na percepção das pessoas para as melhorias que unidade vem recebendo. “Uma recepção humanizada muda, em primeiro lugar, a angústia da espera porque, agora, nós contamos com ambientes totalmente climatizados, bem iluminados e com novos equipamentos, garantindo um acolhimento adequado para quem busca ajuda”, disse.

Transporte alternativo
O gestor municipal falou também sobre o transporte alternativo em Itaberaba. Ele se encontrou com trabalhadores do setor e contou com a participação do deputado estadual Eduardo Alencar. “O deputado também levantou essa bandeira, e juntos, defenderemos essa classe que quer sim estar dentro da lei e ser regulamentada”, contou Mascarenhas.

Ele disse, ainda que o objetivo é legalizar e organizar os motoristas de transporte alternativo para que possam garantir o sustento das suas famílias. “Organizados, eles têm todo meu apoio. Itaberaba recebe 450 mil pessoas por mês, movimentando o comércio e o setor de serviços em nossa cidade e aquecendo a economia. Essa pessoas vêm de transporte alternativo, da Chapada toda, para cá”, afirmou o prefeito.

Setre
Por fim Ricardo falou sobre sua visita ao secretário Davidson Magalhães, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), juntamente com a Secretária de Ação Social Suzana Matias e com a presença de Haroldo do PCdoB, para tratar de novas políticas voltadas para a geração de emprego e renda no município. “Sentamos também com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, para discutir a conclusão da instalação da cobertura metálica da Feira Nova”, informou Mascarenhas. Ele disse que em breve terá mais novidades sobre o assunto.

Jornal da Chapada

Veja mais fotos

1 / 8

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas