Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Municípios da região marcam o 7 de Setembro com atividades cívicas e participação popular

Itaberaba teve as atividades de 7 de Setembro como conclusão da Semana da Pátria, criada pela gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas | FOTO: Montagem do JC/Secom Itaberaba |

Os municípios de Itaberaba, Nova Redenção, Utinga e Lençóis foram alguns da região da Chapada Diamantina que registraram homenagens aos 197 anos de Independência do Brasil neste sábado – 7 de Setembro. Em todas essas localidades, a participação dos jovens estudantes foi registrada, levando para as ruas projetos desenvolvidos em sala de aula e tudo que aprenderam sobre história. Onde não teve atividade, a gestão local criou artes para celebrar a data magna em redes sociais e ações cívicas em escolas municipais.

Itaberaba teve as atividades de 7 de Setembro como conclusão da Semana da Pátria, criada pela gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB). Teve a solenidade de hasteamento das bandeiras, ao som dos hinos nacional brasileiro e municipal de Itaberaba, que foi assistida por populares na Avenida Ruy Barbosa. Segundo dados, mais de 2 mil estudantes participaram das ações que emocionaram o público presente. As escolas usaram a imaginação e a criatividade. Utilizaram, por exemplo, a réplica dos moinhos de vento usados pela Energia Eólica, a forma limpa de produzir energia atualmente no Brasil! Também teve a simulação de uma cirurgia cardíaca em praça pública. Teve até o som dos batimentos cardíacos.

“Mas quem roubou a cena mesmo foi Santos Dumont e o seu 14Bis”, diz um dos pais de alunos que estava no desfile. O prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) recebeu de uma aluna a homenagem dos primeiros habitantes do Brasil. “Veja quanta gente na rua para participar do desfile”, frisa o gestor durante a entrega. A celebração do Dia da Independência foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e levou um espetáculo cívico-cultural. O tema desse ano foi ‘A Evolução da Ciência, da Tecnologia e o Desenvolvimento da Humanidade’.

Em Itaberaba, o desfile contou com a participação de representatividades da sociedade como a Polícia Militar, Fanfarras e bandas, ativistas políticos e sociais, que foram em bloco no ‘Grito do Excluídos’, além da Loja Maçônica e de diferentes setores do proletariado. O Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR-Chapada), representado pelo coronel PM Valter Santos de Araújo, e o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na presença do tenente-coronel PM Marcelo Pinto, e pelotões da PM participaram do desfile.

Vídeo do desfile em Itaberaba

Cidades da Chapada Diamantina
Na cidade de Nova Redenção, o ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), também por meio da Secretaria Municipal de Educação, levou a população para as comemorações do 7 de Setembro. Uma programação foi elaborada para celebrar a data com atividades cívicas e de interação. O desfile reuniu estudantes escolas do município e ativistas de meio ambiente, políticos e movimentos sociais e sindicais.

A prefeitura de Utinga, sob gestão de Joyuson Vieira (PSL), também organizou seu desfile cívico, contando com a presença de alunos da rede municipal de ensino. A saída foi do Mercado do Produtor, na Ponte da Tábua, até a Praça Antônio Muniz. Esse evento teve o tema ‘Nossa Gente na Literatura. Viva o Povo Brasileiro!’. No município de Itaetê, a comemoração da Independência do Brasil será juntamente com o aniversário da cidade, no dia 25 de setembro.

Jornal da Chapada

Fotos do desfile em Itaberaba

1 / 16

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas