Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mais de 10 mil pessoas vão às ruas durante desfile de 7 de Setembro em Itaberaba

Para o prefeito Ricardo Mascarenhas o momento é de união das pessoas para realização dos projetos

Dez mil pessoas nas ruas de Itaberaba. Esse é o número estimado pela Polícia Militar (PM) de participantes do tradicional desfile cívico-cultural do 7 de Setembro, realizado no último sábado, data em que se comemora a independência do Brasil, no município localizado na Chapada Diamantina. O cortejo da Secretaria Municipal de Educação da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), liderado pela pedagoga Nogma Britto, foi formado por 27 pelotões, que levaram para as ruas e avenidas a culminância de projetos pedagógicos desenvolvidos no último semestre pelos corpos docente e discente de 27 Escolas Municipais.

A concentração do desfile foi na rua Rui Barbosa (Cacique), onde as manifestações cívicas começaram com o hasteamento das bandeiras e a solenidade militar, onde o prefeito e o comandante do CPR/Chapada tenente-coronel Valter Araújo passam em revista as tropas. A Polícia Militar (PM) também participou do desfile com guarnições da RONDESP, CIPE Chapada, CIPA Lençóis, Bombeiro Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiro Civil. Desfilaram também, a guarnição do GRER, Guarda Municipal Civil, SMTT, além, de ativista políticos e sociais formando o Pelotão do XXV Grito dos Excluídos e entidades como Loja Maçônica com os Demolay. O desfile seguiu até a Praça JJ Seabra, onde o gestor e demais autoridades assistiram a evolução de cada pelotão.

A criatividade das Escolas chamou atenção da plateia, sendo os pelotões das Escolas da zona rural, bastante elogiados pelo público presente | FOTO: Jornal da Chapada |

Cerca de 2 mil alunos, dos mais de 11000 da rede municipal, desenvolveram o tema ‘A Evolução da Ciência, da Tecnologia e do Desenvolvimento da Humanidade’ e desfilaram junto com professores, coordenadores e diretores. A criatividade dos participantes foi notada nos carros alegóricos e adereços coloridos. Eles contaram a história do desenvolvimento brasileiro e de Itaberaba, como o pelotão da Escola de Tempo Integral Presidente Tancredo de Almeida Neves que contou os avanços da cidade, na infraestrutura, nas avenidas, saúde, educação, sempre auxiliados pelos professores e alunos da UAB, UNEB, IFBaiano, CETEP, unidades educacionais instaladas hoje no município e responsáveis pelo ensino médio e superior.

Para o prefeito Ricardo Mascarenhas o momento é de união das pessoas para realização dos projetos. “Em primeiro lugar, queria parabenizar e agradecer toda nossa equipe de governo, professores, diretores, coordenadores, pessoal de apoio, alunos, pais de aluno, enfim, todos que estão contribuindo para a realização desse momento histórico. Sem o empenho coeso de todos, nada acontece. E dizer, que estou muito feliz com a evolução do nosso desfile”, disse.

“Hoje a educação municipal deu uma aula pública de cidadania, história e sua evolução como mostrou a Escola Dilma Santana, até os dias atuais, como mostrou a Escola Municipal Tancredo Neves. A nossa sensação é de dever cumprido”, declarou Mascarenhas. O prefeito ressaltou a participação das fanfarras, tanto as visitantes quanto a prata da casa, a Fanedi, que este ano foi para as ruas ainda mais afinada e com farda nova, assim, com os Agentes de Trânsito que também estavam equipados e com uniformes novos.

Confira mais imagens

1 / 20

Público
A criatividade das Escolas chamou atenção da plateia, sendo os pelotões das Escolas da zona rural, bastante elogiados pelo público presente. “Fiquei impressionada com a performance do homem que ‘cuspia fogo’, com a simulação de uma cirurgia cardíaca em plena praça. Mas, na minha opinião, quem roubou a cena foi o menininho que estava vestido de Santos Dumont no primeiro avião da história, o 14 Bis. Estão todos de parabéns, principalmente a administração do prefeito Ricardo pelo belíssimo espetáculo que assistimos”, declarou Antônia Miranda de Menezes, de 45 anos, moradora no bairro Caititu, que assistiu ao desfile acompanhada do marido e dos três filhos.

“Realmente, é um evento de uma grandiosidade tamanha, uma logística enorme e muitíssimo complicada, com organização de transportes, café da manhã, água, lanche e almoço para alunos e profissionais, PM e demais apoios. Quando idealizamos o tema central, pensamos exatamente na transformação que o nosso município está passando e sistematizar tudo para planejar com as escolas não foi fácil. Porém, ver a comunidade se emocionar e deixar as lágrimas descerem de seus olhinhos brilhantes não tem preço”, disse Nogma.

Para ela, a Aula pública de Civismo dada pelos profissionais e alunos só foi possível por conta do apoio do gestor que “é sensível à educação, que acredita no potencial da escola pública e é comprometido com as políticas públicas educacionais. Meu muito obrigada a todos os meus colegas pela parceria e ao prefeito Ricardo, por nos dar condição de trabalho para fazer o melhor por Itaberaba”, agradeceu a professora.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas