Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Festival Radioca anuncia mais três atrações: Dônica, Illy e Abayomy

Com 10 anos de carreira, a Abayomy se volta para a música brasileira, explorando ritmos do Norte e Nordeste do país | FOTO: João Salomão |

Faltam exatos dois meses para o início da 5ª edição do Festival Radioca e mais três atrações estão confirmadas: Dônica (RJ), Illy (BA) e Abayomy (RJ), com participação de Saulo Duarte (PA), estarão na grade do final de semana do evento, que acontecerá durante cinco dias, entre 6 e 10 de novembro, ocupando diferentes espaços de Salvador. Os novos nomes se juntam aos já anunciados – o encontro de João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP) e as bandas Tuyo (PR) e Afrocidade (BA) –, listando então seis dos onze shows que serão apresentados no sábado e no domingo, em local a ser divulgado.

Para a quarta-feira, a grade completa está fechada, com Tim Bernardes (SP), Tiganá Santana (BA) e Amaro Freitas Trio (PE) em uma noite no Teatro Castro Alves (TCA). A programação de quinta e sexta será em breve noticiada. Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, plataforma oficial de vendas: www.sympla.com.br/radioca2019. Fazendo seu primeiro show em Salvador dentro do Radioca, a Dônica, criada em 2011, é formada por José Ibarra (vocal e teclados), Miguel Guimarães (baixo), Felipe Moura (bateria), Lucas Nunes (guitarra) e Tom Veloso (violão) – filho de Caetano Veloso –, que assina as composições.

A cantora baiana Illy, radicada no Rio de Janeiro, traz seu timbre suave | FOTO: Tatiana Viana |

A sonoridade possui fortes influências do rock progressivo dos anos 1970, da música experimental e da MPB, especialmente do Clube da Esquina, fato que chamou atenção de Milton Nascimento, que se tornou padrinho oficial da banda, tendo inclusive participado do primeiro disco do quinteto, “Continuidade dos Parques”, lançado em 2015. O mais recente trabalho, “Itamonte”, saiu no ano passado e o próximo álbum já está em produção. Com um currículo que inclui participações em eventos como o Rock in Rio e o Lollapalooza, a Dônica ganhou o Prêmio de Música Brasileira 2016 na categoria de melhor grupo.

Genuína promessa da música popular brasileira, a cantora baiana Illy, radicada no Rio de Janeiro, traz seu timbre suave e preciso registrado no EP “Enquanto você não chega” (2016) e no primeiro álbum, “Voo Longe”, com produção de Alexandre Kassin e Moreno Veloso, figurado entre os melhores discos de 2018 em listas como da revista Rolling Stone. O disco tem faixas de diferentes gerações de compositores, como Chico César, Arnaldo Antunes, Djavan, J. Velloso, Davi Moraes, Pedro Baby, entre outros. Do ijexá ao jazz, do samba ao rock, da salsa ao pop, passando pelo reggae, ela demonstra versatilidade, técnica e suingue, sob influência das vozes de Gal Costa, Maria Bethânia, Elis Regina, Amy Winehouse e Lauryn Hill, do mar de Dorival Caymmi, do groove de Djavan e da malemolência dos Novos Baianos.

Com 10 anos de carreira, a Abayomy se volta para a música brasileira, explorando ritmos do Norte e Nordeste do país, e se expande em experimentações dentro da música africana. A crítica social profunda não se perde da verve dançante e divertida, características importantes do som da banda. Surgido como um tributo ao criador do afrobeat, o nigeriano Fela Kuti, o grupo reúne 13 músicos e tem em seu nome uma celebração às raízes africanas e à convergência de seus integrantes: o significado de Abayomy, em Iorubá, é “encontro feliz”.

Com dois álbuns lançados, “Abayomy” (2012) e “Abra Sua Cabeça” (2016), eles assinam um afrobeat brasileiro, com acento próprio. Um novo disco será lançado ainda em 2019 e canções inéditas estão no repertório do show, que, no Radioca, terá participação do músico e cantor Saulo Duarte, cuja musicalidade é emprestada da guitarrada, misturando as culturas caribenha e amazônica de sua região. O artista, que integra os times de Curumin e Anelis Assumpção, lançou seu primeiro álbum solo, “Avante Delírio”, em 2018. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas