Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rainha e princesas do Festival da Cachaça em Abaíra são eleitas em disputa acirrada

Salvina Santos (ao centro) ficou com o trono, se tornando a rainha do festival, e as princesas são Rubiana Ribeiro, a primeira, e Laila Almeida, a segunda | FOTO: Divulgação |

A eleição da rainha e princesas do XXVII Festival da Cachaça de Abaíra, evento que acontece bienalmente na cidade da Chapada Diamantina, foi realizada na última quarta-feira (18). O festival começou na quinta (19) e termina no domingo (22). Salvina Santos ficou com o trono, se tornando a rainha, e as princesas eleitas foram Rubiana Ribeiro, a primeira, e Laila Almeida, a segunda.

O concurso teve 11 candidatas e cinco jurados. Segundo o organizador do evento, Eduardo Moreira, a disputa foi acirrada. “A diferença foi por menos de 10 pontos”, disse. Ele contou sobre o sucesso da mobilização nas redes sociais o que gerou mais de 8 mil curtidas entre todas as candidatas.

“Quem tivesse mais curtida já começava com um ponto de vantagem”, disse Moreira. O evento é uma das festas mais esperadas pelos moradores e pelos turistas que amam a consagrada cachaça local. Ela acontece em praça pública, com entrada gratuita.

Sobre a Cachaça Abaíra
No ano passado, a Cachaça Abaíra recebeu o selo de Indicação Geográfica, emitido pelo Sebrae. Esse selo representa produtos que são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica.

A indicação dá uma identidade própria o distinguindo dos demais produtos disponíveis no mercado. O termo “indicação geográfica” foi se firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Festival da Cachaça em Abaíra divulga atrações deste ano; veja programação

Chapada: Festival da Cachaça em Abaíra tem esquema especial de policiamento; município tem 6 anos sem homicídio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas