Ícone do site Jornal da Chapada

Parceria com laboratório chileno pretende tratar 120 pacientes com substância encontrada na maconha

Consumo de maconha só aumenta no planeta | FOTO: Divulgação |

A Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab), organização sem fins lucrativos localizada em Salvador, fechou uma parceria com o laboratório chileno Knop para o tratamento de 120 pacientes com epilepsia refratária na capital baiana. Eles receberão tratamento com medicação à base de canabidiol, uma das substâncias medicinais encontradas na maconha.

Laboratórios dedicados à medicina homeopática e fitoterápica, as Farmacias Knop fornecem o canabidiol (CBD) a pacientes chilenos com esclerose múltipla, esquizofrenia, Mal de Parkinson e epilepsia. A substância encontrada na cannabis sativa tem propriedades analgésicas, sedativas e anti-convulsivas. Agora, a pesquisa desenvolvida com o CBD pelos chilenos será replicada na Bahia, com pacientes que receberão o medicamento gratuitamente.

O anúncio da parceria foi feito pelo presidente da entidade, Leandro Stelitano, e coincide com o pedido de Raquel Dodge ao Supremo Tribunal Federal para que seja estabelecido um prazo para a regulamentação o uso da maconha medicinal no país. A declaração também se dá no momento em que há uma iminente votação na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado nesta quinta-feira (26) de proposta que regulamenta o uso medicinal da erva.

Para Stelitano, a parceria entre a Cannab e a Knop, que envolve, ainda, a Fundação de Neurologia e Neurocirurgia – Instituto do Cérebro, “fará com que a pesquisa sobre cannabis medicinal avance, que é o que o Brasil precisa”. O empresário ressalta que o laboratório chileno é um dos principais centros de pesquisa do mundo de cannabis medicinal “e o primeiro a produzir e vender a medicação na América Latina”.

Regulamentação
Leandro Stelitano acredita que não deve tardar a regulamentação da maconha medicinal no Brasil. “A Anvisa já vem há muito tempo propondo essa regulamentação da cannabis medicinal. Creio que seja uma questão de tempo a regulamentação da cannabis no caráter da Anvisa. A gente tem o entendimento que em outubro ou novembro já vai sair essa regulamentação”, diz.

O presidente da Connab classificou como “altamente importante” a declaração de Raquel Dodge, que solicitou ao STF a determinação de um prazo para a regulamentação da cannabis medicinal. “Foi altamente positivo, porque só reforçou o que já vem acontecendo através da Anvisa”.

Stelitano acredita que o momento atual nunca foi tão bom. “Estão todos os órgãos juntos no mesmo momento com a Anvisa. A Câmara dos Deputados, o Senado, a imprensa… Até mesmo o filho do presidente, o Eduardo Bolsonaro, deu uma declaração a favor da regulamentação. Então, acho que, nesse momento, o jogo está se virando”, afirma. Jornal da Chapada com informações do site Bahia.ba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas