Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Eduardo Bolsonaro compartilha ‘fake news’ para atacar a ambientalista Greta Thunberg

Eduardo Bolsonaro compartilhou em seu perfil no Twitter uma imagem adulterada para atacar ativista Greta Thunberg | FOTO: Reprodução |

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou na noite desta quarta-feira (25) uma montagem falsa com a foto da ambientalista de 16 anos, Greta Thunberg, ao lado de uma notícia que a acusa de ser financiada pelo investidor húngaro George Soros. No entanto, a foto da Greta foi manipulada e a notícia em questão também não procede.

A jovem sueca fez um discurso na Assembleia Geral das Nações unidas sobre as mudanças climáticas que viralizou por todo o mundo. Em seu discurso, ela disse que líderes de países como França, Alemanha, Argentina, Turquia e Brasil não fazem o suficiente para combater o aquecimento global, o que desagradou o clã Bolsonaro. O discurso foi proferido na última segunda-feira (23) em Nova York.

Desde então, ela tem sido alvo de diversos ataques na imprensa conservadora e nas redes sociais. Eduardo Bolsonaro foi um dos que tentou difamar a adolescente através de postagens manipuladas. Na foto publicada por ele, Greta aparece comendo em frente da crianças africanas. No entanto, a imagem original, publicada por Greta em suas redes sociais no começo do ano, mostra a jovem dentro de um trem sentido a Dinamarca.

Na janela, não aparecem crianças, e sim algumas árvores desfolhadas. Na legenda, está escrito: “Almoço na Dinamarca”.
Além da imagem falsa, Eduardo também compartilhou uma notícia falsa dizendo que Greta é financiada pelo milionário George Soros.

A informação, que não é verdadeira, partiu de uma foto manipulada de Greta, em que a cabeça de Soros foi colocada no lugar do rosto de Al Gore, ao lado de quem a jovem realmente posou. A imagem original data de dezembro de 2018 e foi publicada nas redes sociais pela própria garota, que agradecia Al Gore por ser “um verdadeiro pioneiro” da causa ambiental.

Al Gore ganhou o Nobel da Paz em 2007 por sua defesa da causa ambiental e é conhecido também pelo documentário “Uma Verdade Inconveniente” (2006) que mostra o político democrata em várias palestras nas quais defende a urgência de se combater o aquecimento global.

Ao ser questionado sobre a autoria da montagem por um de seus seguidores, Dudão enviou o link do site “Estudos Nacionais”, que replica informação do “Pleno News” e do youtuber bolsonarista Bernardo Küster. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas