Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ações de prevenção a incêndios florestais envolvem estudantes no município de Ibicoara

As atividades foram uma solicitação da prefeitura municipal | FOTO: Divulgação/CBMBA |

O município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, recebeu nas últimas quinta (26) e sexta-feira (27) ações para prevenção e combate aos incêndios florestais. O capitão Murilo Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi um dos responsáveis pela iniciativa que esteve nas localidades de Pau Ferro, na escola municipal Maria Rocha Miranda, em Cascavel, na Escola Municipal Ricardo Luz, no assentamento Pai Inácio e na sede do município.

Segundo Rocha, ao menos 350 jovens e adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio participaram das ações. Isso sem contar com os produtores rurais e seus familiares. “Essas atividades foram uma solicitação da prefeitura municipal após uma avaliação das áreas com maior incidência de incêndios florestais”, contou o capitão ao Jornal da Chapada.
Para ele, é importante informar os cidadãos como agirem em situações de incêndio e darem o primeiro combate ao fogo, ou mesmo evitar essas situações.

“Falamos sobre as possíveis causas como o uso inadequado do fogo para desmatar ou queimar o lixo, algo inadequado nos dias de hoje, já que temos coleta nas casas”, disse Rocha. Segundo o capitão, ações como essa estão sendo realizadas no estado. “Estimulamos as brigadas voluntárias nos municípios onde não tem sede dos bombeiros também. Eles conseguem minimizar os danos e esperar os bombeiros militares para uma ação conjunta ou, até mesmo, extinguir focos de incêndio”, finalizou.

Jornal da Chapada

Veja fotos das ações

1 / 10

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas