Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Reforma de casa em Itaberaba revela idade provável da construção através de entalhe em madeira

A casa pertence à família Sampaio e foi adquirida por dona Maria Raquel Sampaio e seu esposo, Bertino Queiroz | FOTO: Divulgação |

Um entalhe encontrado em uma madeira da cumieira de uma casa na Praça do Rosário, na cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, revelou sua provável idade. Segundo Cláudio Narciso, o achado aconteceu durante a reforma do telhado do local, na qual ele estava acompanhando.

“Encontramos na madeira principal uma marcação de 6 de abril de 1868, mas não sabemos se é o dia em que foi colocada no lugar ou se é o dia em que a madeira foi lavrada”, disse.

A casa já pertenceu ao tenente-coronel Luís Fernandes Serra | FOTO: Divulgação |

A casa pertence à família Sampaio e foi adquirida por dona Maria Raquel Sampaio, mais conhecida como ‘Maninha’, e seu esposo, Bertino Queiroz, dono de um empório comercial na mesma praça. Eles são pais de Iara Sampaio, a ‘Iara do Cartório’.

A descoberta ajuda no registro histórico dessa região da cidade onde se concentra as primeiras edificações do município. A casa já pertenceu ao tenente-coronel Luís Fernandes Serra.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas