Estudantes do Colégio Arnaldo Afonso Reis Sant’anna, da comunidade de Cabeceira do Rio, município de Utinga, na Chapada Diamantina, participaram da oficina de ‘Educação Patrimonial’, ministrada por Sirlene Rosa de Souza. A qualificação contou com o apoio da prefeitura, por meio das Secretarias de Administração e Educação e foi voltada para Sítios Arqueológicos de Pinturas Rupestres, tendo os painéis da Pedra da Figura como objeto de estudo e artesanato.
Durante o evento, aconteceram as etapas de conhecimento teórico, de visita in loco nos painéis de arte rupestre na Pedra da Figura, registros fotográficos e reprodução das respectivas artes rupestres. Após o teste no papel, a arte rupestre foi feita em pedaços de rochas, e posteriormente, os alunos confeccionaram um artesanato tipicamente local a partir do ladrilho, lajota para piso, feito de barro na comunidade da Prata, em Seabra.
Alguns dos alunos doaram suas primeiras peças artesanais para o prefeito Joyuson Vieira (PSL) e os secretários em agradecimento e acolhimento da proposta. A gestão municipal prometeu em breve a realização de exposição e possível venda das peças na VI Jornada Agroecologia da Bahia, que acontece entre os dias 16 a 20 deste mês. Jornal da Chapada com informações de assessoria.
Leia também
Chapada: Sexta Jornada Agroecológica da Bahia será entre 16 e 20 de outubro em Utinga