Ícone do site Jornal da Chapada

Turistas aproveitam feriado para curtir aventuras em municípios da Chapada Diamantina

A região é um dos principais destinos ecoturísticos do país | FOTOS: Jornal da Chapada |

Mesmo o feriado de Nossa Senhora Aparecida deste ano caindo no sábado (12), muita gente pode e vai curtir a Chapada Diamantina. A região é um dos principais destinos ecoturísticos do país, tendo também, grande repercussão no turismo internacional. Parte desse poder de atração da região é devido a sua privilegiada geomorfologia, repleta de cânions, montanhas, cachoeiras, cavernas e as chapadas propriamente ditas.

Entre as atrações estão os municípios de Lençóis, Andaraí (Igatu), Mucugê, Palmeiras (Vale do Capão), Morro do Chapéu, Rio de Contas, Piatã, Boninal, Abaíra, Ibicoara, Jacobina, Iraquara, Nova Redenção e Itaetê. Esses são alguns locais com opções para quem quer distância do caos urbano e curtir a natureza.

Para quem gosta de boas caminhadas, vale a pena percorrer as trilhas e conhecer a Cachoeira da Fumaça, o Cachoeirão, Funis, o Morro do Castelo, ou do Pai Inácio. Não são apenas cachoeiras, o turista ainda pode ter acesso a muitas grutas, vales e os três pontos mais altos da Bahia: o Pico das Almas, com 1958 metros de altura; o do Itobira, com 1970 metros; e o do Barbado, com 2033 metros. Na Chapada nascem 90% dos rios que banham o estado, como o Paraguaçu, o Jacuípe e o de Contas. Dezenas de nascentes resultam em cachoeiras ou poços propícios ao banho no meio ou no fim de cada caminho.

Fotos de Mucugê

1 / 27

Mucugê
A cidade de Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi construída nas margens da Serra do Sincorá. O seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê, onde está localizado o Parque Sempre-Viva, projeto bem sucedido de educação e preservação ambiental, além do Museu Vivo do Garimpo. Já Igatu é um distrito que pertence ao município de Andaraí e fica localizado entre a sede e Mucugê.

O vilarejo também é tombado como patrimônio nacional pelo Iphan e possui diversos atrativos especiais, como a Galeria Arte e Memória, um museu a céu aberto, que guarda utensílios do garimpo e dos escravos, e as seis cachoeiras ao seu redor, ideais para a prática do trekking e da escalada. Além de ser um dos locais por onde passa a famosa Estrada Real.

Fotos de Lençóis

2 / 23

Lençóis
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Lençóis é um dos principais atrativos da Chapada Diamantina, graças à sua infraestrutura hoteleira, com mais de dois mil leitos, restaurantes de alto nível e voos regulares. Ao longo dos anos, o município vem ganhando ares cosmopolitas, com residentes dos quatro cantos do mundo.

Os seus principais atrativos são os casarios do século XIX; a história e cultura herdadas do garimpo; a Serra do Sincorá e os atrativos naturais de fácil acesso em todo o seu entorno. Muitos estão localizados perto do perímetro urbano, como os poços do Serrano.

Fotos do Capão

3 / 21

Vale do Capão
Mais conhecido como Vale do Capão, a Vila de Caeté–Açu, distrito de Palmeiras, é um dos principais redutos de turismo ecológico do Brasil com visitas de aventureiros do mundo. O vale, junto com os municípios de Lençóis, Andaraí e Mucugê, faz parte do chamado ciclo de diamante da Chapada. Morros, picos de montanhas, queda d´água e riachos. No Capão, as trilhas mais percorridas são a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio. Tem ainda o Morrão, os Gerais do Vieira, o Morro Branco e o Vale do Pati.

Além dos cartões postais, o turista ainda pode conhecer a culinária local. No Capão, por exemplo, o que mais chama atenção nos pratos típicos são as misturas dos temperos com os ingredientes da localidade. Um exemplo disso é o pastel de palmito de jaca, uma iguaria exclusiva de lá, que pode ser frito ou assado dependendo do gosto do cliente. Visite e conheça mais a Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas