Ícone do site Jornal da Chapada

Formiga deve receber comenda Dois de Julho das mãos de deputada petista; proposta é aprovada na Alba

A jogadora de futebol Formiga | FOTO: Divulgação |

A baiana multi-campeã Miraildes Maciel Mota, conhecida mundialmente como Formiga, receberá a Comenda Dois de Julho, mais alta condecoração do parlamento baiano. Apresentada pela deputada estadual Neusa Cadore (PT), a proposição foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última terça-feira (8).

“Formiga é um patrimônio da Bahia e do Brasil, portanto, é digno que a nossa Casa Legislativa conceda essa justa homenagem a quem tanto tem atuado para elevar o nome do nosso estado, do futebol feminino e das mulheres desportistas brasileiras mundo afora”, completou Neusa.

A parlamentar destacou que além da das homenagens é preciso apoiar o esporte feminino. “Nós lutamos pela criação da Copa Lilás, a maior copa feminina da Bahia, que já revelou jovens talentos do futebol feminino, mas há muita desigualdade também neste campo”, lembrou a deputada.

Trajetória
Aos 41 anos, atua no Paris Saint-Germain, da França, onde é chamada de “Formidável”. Mulher negra e de origem pobre no meio de uma sociedade estruturalmente racista, a atleta venceu também o machismo e tornou-se a atleta que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira (189 partidas), tanto no masculino quanto no feminino.

Juntamente com Marta, foi homenageada em 2015 por sua trajetória, se tornando a primeira jogadora, a integrar a Sala Anjos Barrocos no Museu do Futebol. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas