O deputado estadual Osni Cardoso (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de resolução propondo o Título de Cidadão Baiano ao técnico do Esporte Clube Bahia, Roger Machado. Segundo Osni, esta é uma homenagem ao ex-jogador de futebol, que conquistou o Campeonato Baiano de 2019 no comando do time baiano e recentemente ganhou notoriedade nas redes sociais ao falar sobre o racismo no Brasil.
“Protagonizou uma das mais significativas reflexões sobre racismo institucional, pouquíssimo discutido no futebol e em diversas áreas da sociedade. O resultado foi uma síntese das consequências do racismo estrutural na sociedade brasileira, verdadeiras barreiras no acesso aos negros a espaços de poder”, afirmou o deputado, lembrando que na Bahia quase 80% da população se autodeclara preta ou parda.
A declaração de Roger Machado ocorreu em entrevista logo após protagonizar uma campanha, ao lado do técnico do Fluminense, Marcão. Durante a partida entre os dois times em Salvador, no último sábado (12), os dois únicos técnicos negros a comandar uma equipe da Série A do Campeonato Brasileiro usaram uma camisa estampada com a frase “chega de preconceito”. As informações são de assessoria.