Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Baile de Gala marca o Dia do Professor no município de Itaberaba; veja fotos

O evento contou com a participação de membros de setores da sociedade | FOTO: Jornal da Chapada |

O último fim de semana foi de festa para os professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Itaberaba, cidade Portal de Entrada da Chapada Diamantina. Na última sexta-feira (18), aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) o Baile de Gala Edição 2019 com o tema ‘Oscar ao Professor’, uma festa oferecida pela administração ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) por meio da Secretaria Municipal de Educação, comandada pela pedagoga Nogma Britto.

Pelo tapete vermelho passaram as profissionais de sala de aula, além do prefeito Ricardo Mascarenhas, acompanhado da primeira dama Suzana Matias, secretários municipais, vereadores e outros colaboradores da administração. “Para mim enquanto professora, educadora e gestora da pasta, foi uma alegria indescritível poder proporcionar e desfrutar de um momento de homenagem tão alegre e verdadeiro, momento lindo e de muita descontração juntamente com os meus colegas”, confessou a secretária de Educação, Nogma Britto.

Brinde Coletivo
Durante o Baile, ao som da música ‘The time of my life’ entoada pela suave e impactante voz de Val Max, os presentes se levantaram para fazer um brinde coletivo aos profissionais do magistério. Foi um momento único, com todos juntos e de pé, brindando. O prefeito Ricardo Mascarenhas e a Primeira-Dama Suzana Matias aproveitaram a festa e além de cumprimentar e parabenizar os professores, eles também dançaram junto com os professores da RME.

Um pouco da atuação da Secretaria Municipal de Educação
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba, tem trabalhado para atender as demandas do município e, assim, melhorar o setor. Para isso tem realizado ações de impacto administrativo. Uma delas tem sido os encontros pedagógicos, que aconteciam anualmente nas gestões passadas. Na administração de Ricardo Mascarenhas a secretária Nogma Britto trouxe a inovação de realizar encontros formativos e informativos durante todo o ano letivo, para toda a Rede Municipal de Ensino.

O primeiro encontro pedagógico acontece no início do ano, logo após a semana da jornada pedagógica. A Secretaria acolhe e sensibiliza toda a RME para a perspectiva de uma educação democrática e participativa. A ideia é ouvir e analisar as demandas por escola e por modalidade de ensino, dentre elas creche e educação (2 a 5 anos) infantil; séries iniciais – do 1 ao 5 ano; séries finais- do 6 ao 9 ano; EJA- Educação de Jovens e Adultos.

O segundo encontro, no mês de julho, válida de forma compartilhada as ações exitosas das unidades escolares, empreitadas no primeiro semestre, esta segunda etapa acontece em três dias. Todo trabalho é feito contextualizado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), suas 10 Competências e o Currículo Bahia.

Confira imagens

1 / 6

No III Encontro Pedagógico, no mês de novembro, a Secretaria traz sempre as temáticas trabalhadas durante percurso educativo, avaliações e suas várias dimensões, para o aluno e para o professor. Esse momento é sempre compartilhado, através de palestras, oficinas, experiências de professores, mestres e profissionais da educação, reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre estes profissionais estão as professoras Jayse Ferreira, Janne Haddad, Índia Clara, Cybelle Amado, Joval Lacerda, o que acrescenta valores e conhecimento para toda rede municipal.

Associado aos Encontros, temos várias capacitações acontecendo no Centro de Formação à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon). Lá é oferecido aos profissionais uma formação continuada. Já foi promovida a primeira etapa para professores, coordenadores pedagógicos e diretores da RME, em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP).

Inclusive, a partir desta segunda-feira (21) até o dia 30 de outubro, acontece no Cenacon capacitação para os segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais (por disciplina). A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento de saberes necessários às atividades dos educadores. E tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade aos alunos.

“Nós investimos e acreditamos na Escola Pública”, afirmou a professora Nogma Britto, com muita propriedade, já que conhece de perto essa realidade, pois ela mesma é oriunda da Escola Pública, desde os anos iniciais até chegar à Universidade.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas