Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Asteroide com cerca de 700 metros de diâmetro passa próximo à Terra nesta sexta

O objeto 162082 (1998 HL1) é da categoria Apollo | FOTO: Divulgação |

Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa um asteroide de aproximadamente 700 metros de diâmetro vai passar perto da Terra nesta sexta-feira (25) na velocidade de 40.000 km/h. De acordo com o Centro, o objeto 162082 (1998 HL1) é da categoria Apollo, e foi classificado como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA, na sigla em inglês).

A rocha espacial foi descoberta em 1998 e está sendo vigiada desde então. Segundo especialistas da Nasa, caso algum dia o asteróide se choque com a Terra, as consequências serão desastrosas. O objeto já foi visto pela nossa “vizinhança” muitas vezes, pelo menos 408. Ele foi descoberto por astrônomos do projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research, em Socorro, Novo México.

O asteroide não representa risco iminente para o planeta, já que ele vai passar a pouco mais de 6 milhões de quilômetros de distância, perto de 16 vezes a distância da Lua, o que, se tratando das dimensões de distância no Espaço, é considerado “perto”. Segundo os cálculos da Nasa, o objeto não tem rota de colisão com a Terra nos próximos 120 anos. Jornal da Chapada com informações de Olhar Digital.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas