Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fazendas em Lençóis são exemplo para participante de curso sobre produção orgânica

Durante a semana passada, os participantes tiveram palestras sobre temas diversos | FOTO: Embrapa/Arquivo |

No último final de semana um grupo de 83 participantes do quinto Curso de Produção Orgânica de Fruteiras Tropicais – FrutOrgânica, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conheceram as fazendas da Bioenergia, em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde são desenvolvidos os experimentos da Unidade Mandioca e Fruticultura da Embrapa em parceria com a empresa. Os participantes saíram de Cruz das Almas para visitar cinco estações: Produção de mudas (Fazenda Bonita); Preparo do solo e banana orgânica; Campo de produção orgânica de abacaxi; Campo de produção orgânica de maracujá e citros; e Campo de produção orgânica de manga (Fazenda Ceral).

Durante a semana eles participaram de palestras, agrupadas em cinco temas. Solos (preparos físico, químico e biológico); Manejo fitotécnico (controle do mato, nutrição, compostagem, adubação verde e manejo de água); Manejo fitossanitário (produção de semente e mudas sadias, práticas de manejo integrado para controles de insetos-praga, doenças, nematóides e viroses; e controle biológico); Variedades, colheita, pós-colheita e mercado (indução floral, ponto de colheita do abacaxi e da manga, seleção de variedades para o plantio orgânico, manejo na colheita e em pós-colheita; e mercado para a fruticultura orgânica); além de Temas variados (custo de produção, certificação e experiências de sucesso).

O que são orgânicos?
Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Mapa, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas