O incêndio florestal que atinge o Parque Municipal Serra das Almas, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, desde a última terça-feira (29) continua a ser combatido. Segundo a coordenadora ambiental do município, Dilcileia Anjos, na manhã desta quarta (30), 12 brigadistas do grupo Gaviões da Chapada, de Rio de Contas, estiveram em combate e chegaram mais 14 bombeiros de Vitória da Conquista para tentar controlar as chamas.
E o reforço continua chegando. “Até as 14h, estão chegando mais quatro bombeiros e duas aeronaves que estão em Lençóis”, disse Anjos ao Jornal da Chapada. Ela disse, ainda, que o incêndio já atingiu Reservas Particulares Patrimônio Natural (RPPN) e cinco nascentes importantes estão em perigo. “Fizemos acero na [nascente] principal, a do Junco, que abastece barragem, mas duas já foram atingidas”, contou a coordenadora.
Veja mais fotos
De acordo com as informações, ainda não é possível saber a dimensão exata da área queimada. “Acredito que, pelo menos, 400 hectares”, disse Dilcileia. Dentre a ajuda recebida está justamente dos fazendeiros, donos de RPPN. Eles estão participando ativamente de todo o combate junto com os brigadistas voluntários e com os bombeiros.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Novo incêndio florestal atinge região próxima da cidade de Rio de Contas